skip to Main Content

Veja as etapas de treinamento e desenvolvimento e faça na sua empresa

As etapas de treinamento e desenvolvimento de pessoas são fundamentais aos processos de capacitação do capital humano na sua empresa. É por meio dessas estratégias que os seus colaboradores irão desenvolver novas maneiras de trabalhar e atuar no dia a dia.
O setor de Recursos Humanos, especificamente falando da gestão de competências e pessoas, é encarregado de planejar as etapas para os treinamentos e as capacitações dos profissionais.

Neste post trazemos o conceito e as informações sobre treinamento e desenvolvimento para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

Treinamento e desenvolvimento: qual é a diferença entre eles?

O objetivo do treinamento é transmitir conhecimentos e habilidades técnicas aos colaboradores, diretamente relacionadas com as atividades do cargo. Um treinamento pode servir para atender exigências do serviço, por exemplo, como treinamentos em Normas Regulamentares.
Um treinamento será implementado quando os gestores identificarem uma necessidade ou uma oportunidade nos processos internos da empresa.

Por outro lado, o conceito do desenvolvimento profissional está relacionado com o amadurecimento pessoal e profissional de um colaborador. Estratégias de desenvolvimento, normalmente, exigem testes psicológicos que ajudam na identificação de qualidades e competências presentes no perfil dos colaboradores.
Em resumo: o treinamento lida com questões pontuais e de curto prazo, já o desenvolvimento atua com transformações abrangentes e de longo prazo. Tanto o treinamento quanto o desenvolvimento são medidos por meio dos chamados indicadores de desempenho.

Clique aqui e faça o download do Pacote de Planilhas para Desenvolvimento de Equipe. São ferramentas para analisar as competências, criar planos de desenvolvimento, organizar e gerenciar indicadores de desempenho, entre outros recursos.

O que são indicadores de desempenho de recursos humanos?

São ferramentas da gestão de recursos humanos para avaliação de desempenho dentro de um processo. Mostram também o andamento de uma determinada estratégia. São esses indicadores que informam coisas como:

  • Se um setor está em sintonia com o restante da organização;
  • Se as metas estabelecidas para uma determinada ação foram atingidas;
  • Qual é a situação atual de uma determinada estratégia.

planilhas de gestão de pessoas

Os tipos de avaliação de desempenho de recursos humanos mais comuns são:

  • Total de horas trabalhadas;
  • Aproveitamento da capacidade instalada;
  • Nível de emprego;
  • Salário médio dos colaboradores;
  • Índice de turnover;
  • Faturamento;
  • Margem de contribuição.

Os indicadores são fundamentais nos processos de recrutamento e seleção. Lembrando que cada indicador de desempenho serve a uma determinada estratégia e muitas vezes a busca por um pode significar a redução do outro. Por esse motivo é tão importante que o gerenciamento de pessoas seja feito com o máximo de cuidado e atenção.

As vantagens do treinamento e desenvolvimento na gestão de equipes

Aumento na qualificação geral dos profissionais

Maior desenvolvimento das competências técnicas e emocionais significa melhor performance dos colaboradores nas funções diárias e, consequentemente, melhores resultados para a empresa. Essa vantagem tem impacto direto no clima organizacional e o até mesmo no nível de entrega dos serviços.

Melhores resultados no trabalho em equipe

Os profissionais estarão mais motivados e engajados em suas tarefas ao perceberem que a empresa se preocupa com o desenvolvimento intelectual, técnico e comportamental da equipe. É possível dizer que estando melhor qualificados, os colaboradores também tendem a ter resultados mais satisfatórios no trabalho em equipe.

Com o desenvolvimento dos profissionais a empresa também terá facilidade para implementar um plano de carreira e criar um plano de cargos e salários progressivo para colaboradores.

Diminuição do turnover, absenteísmo e rotatividade

O investimento na capacitação do time de colaboradores aumenta significativamente as taxas de satisfação da equipe, pois o acréscimo dos conhecimentos traz autonomia aos profissionais. Ter autonomia no trabalho é uma das principais causas de motivação e retenção dos talentos.
Um profissional melhor capacitado também tem uma remuneração maior e mais benefícios dentro da sua jornada de trabalho, fatores importantes para a diminuição do absenteísmo.

Clique aqui e conheça a Planilha de Cargos e Salários em Excel. Com ela você poderá organizar a hierarquia de recebimentos da sua empresa, além de gerenciar o aumento dos salários e antecipar as obrigações futuras e os investimentos necessários.

planilha plano de cargos e salários em excel

Quais são as etapas para elaborar um processo de Treinamento e Desenvolvimento?

Um processo de treinamento e desenvolvimento é feito em quatro etapas:

  • Diagnóstico;
  • Planejamento (ou desenvolvimento);
  • Implementação;
  • Avaliação (ou mensuração).

Na etapa do diagnóstico a empresa vai decidir quais são os indicadores de desempenho que necessitam de uma melhora. O planejamento levará em conta ações impactam diretamente estes índices, sem que haja decréscimo significativo dos outros, a implementação visa colocar em prática as ações de modo rápido e pontual. Por fim, a avaliação usa as estratégias da gestão de desempenho para comparar os resultados obtidos com os valores medidos na fase de diagnóstico.

planilhas de gestão de pessoas


Exemplos de programas

São algumas opções para treinamento e desenvolvimento nas empresas, veja exemplos práticos.

Rodízio de papéis
O rodízio de papéis faz os colaboradores trocarem suas atividades dentro de uma mesma organização por um curto período de tempo. Isso os ajuda a conhecer com mais clareza a atuação e as dificuldades dos outros profissionais. Esse exercício costuma unir o time de colaboradores e até aumentar o espírito de cooperativismo interno.

Programa de mentoria
Nessa estratégia, os profissionais com mais experiência assumem a função de mentores, que pode ser para outro profissional mais novo, ou para uma equipe de colaboradores. Essa mentoria normalmente é feita por meio de reuniões, mas também pode acontecer em forma de orientações gerais ou até videoaulas.
O programa de mentoria costuma ser muito eficaz quando a empresa faz uma gestão por competências prévia e garante que os mentores serão somente os profissionais mais capacitados da organização.

Gamificação
A gamificação é o uso de jogos especialmente desenvolvidos para facilitar o aprendizado acerca de um determinado assunto, ou a obtenção de um hábito positivo coletivo.
Por exemplo: a empresa pode desenvolver um jogo em que os colaboradores ganham pontos quando lavam as próprias canecas na cantina da cozinha. Contudo, a gamificação também pode ser algo mais complexo, como um aplicativo desenvolvido para garantir que os profissionais aprendam um novo idioma, ou uma nova habilidade de trabalho.

Coaching e compartilhamento de conhecimentos
Similar à mentoria, neste modelo um profissional se torna responsável por aperfeiçoar os conhecimentos de executivos e líderes. O objetivo é promover o desenvolvimento de pessoas e processos de forma direcionada, em atendimentos um-a-um, ou seja, o mentor (coach) e o profissional treinado (trainee, ou coachee) têm contato direto e focado em um problema específico.

Treinamentos em equipe
Normalmente, os treinamentos em equipe são feitos para alinhar um grupo de colaboradores sobre questões importantes ou urgentes, como a implementação de novas regras, por exemplo.
Um treinamento, em média, dura entre algumas horas e poucos dias, muito focado em assuntos pontuais e de curto prazo.

Um treinamento pode durar desde algumas horas, 3 dias ou semanas , muito focado em assuntos pontuais e de curto prazo.

Treinamento online
Treinamentos online estão ganhando cada vez mais espaço, sobretudo graças ao crescimento dos cursos EAD (ensino à distância), tendência que quebra paradigmas e mudar a forma das pessoas se relacionarem com o conhecimento.

Com o aumento da velocidade na internet e a expansão dos recursos disponíveis (sites, aplicativos, softwares) se tornou mais fácil para as empresas promover treinamentos online. Essa modalidade apresenta três vantagens marcantes:

  • Melhor gerenciamento do tempo, uma vez que os estudos podem ser feitos em diversos horários;
  • Diminuição dos custos de execução, sem a necessidade de alugar um amplo espaço, ou disponibilizar uma sala de reunião, nem deslocar uma equipe para preparar o curso em ambiente físico;
  • Ferramentas de aprendizado únicas, um curso online também pode contar com estratégias de Gamificação e ampliar as estratégias de ensino, aumentando significativamente a retenção das informações.

Acesse agora o Pacote de Planilhas de Recursos Humanos, com ferramentas para organizar o setor de RH, gerar e gerenciar indicadores de desempenho, controlar todos os dados relevantes para a gestão de pessoas. Conheça a versão demonstrativa e veja como essa solução poderá trazer incríveis benefícios para a sua empresa.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top