skip to Main Content

Aprenda o que é design thinking e as etapas desta metodologia ágil

Entender o que é design thinking abre portas para formas criativas de encontrar soluções.

Designers são solucionadores natos, eles desenvolvem aplicativos, criam produtos, organizam a sua casa e colocam processos complexos em uma ordem lógica. Nesse sentido, seria excelente pensar como um designer, pois é exatamente isso que faz o design thinking.
Traduzido como: a forma de pensar do designer, essa abordagem tem tudo para transformar as empresas modernas, já que seu significado está ligado ao mindset criativo dos designers.

Design thinking nada mais é do que a ação de usar as estratégias e as abordagens típicas dos designers para outros problemas ou situações comuns dos empreendedores. Desse modo, criando soluções com muito mais criatividade.
Neste artigo mostraremos em detalhes o que é Design Thinking e como utilizar essa técnica para melhorar os resultados da sua empresa.

O que é design thinking?

O conceito de Design Thinking trata de uma nova abordagem ao desenvolver soluções para os problemas cotidianos. Aplicando técnicas específicas do design é possível obter resultados mais rápidos e ainda aumentar a eficiência dos processos.
Dividido em etapas, o design thinking é uma metodologia agil que não utiliza um caminho fixo para ser seguido. Seria melhor interpretar o design thinking como uma nova maneira de operar e atuar no mercado.
Sua aplicação abre mão das suposições estatísticas e busca encontrar soluções criativas para os problemas reais do cotidiano. Mais do que “supor” como algo seria, o design thinking elabora uma solução e a coloca em prática o mais rápido possível, fazendo correções sempre que necessário.

As principais características do design thinking são:

  • Soluções colaborativas;
  • Ênfase na empatia;
  • Feedbacks rápidos para reajuste das soluções;
  • Desenvolvimento focado em criatividade, mais do que em números exatos.

Para que esses conceitos fiquem mais claros, vamos tratar deles com exemplos no próximo tópico.

Utilize o Canvas modelo de negócio em conjunto com o design thinking

O Canvas Modelo de negócio é uma estratégia completamente visual utilizada para que os empreendedores possam organizar as informações sobre a empresa.
Sendo assim, quando combinado com as diferentes etapas do Design Thinking (explicaremos elas abaixo) o Canvas se torna uma ferramenta poderosa para auxiliar o empreendedor, sobretudo durante a elaboração de um novo modelo de negócios.

O livro Design Thinking, escrito por Tim Brown traz uma ótima definição sobre este processo: Design Thinking é o conjunto de idéias e insights para abordar problemas, relacionados a futuras aquisições de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.
Você vai descobrir neste artigo que por meio do design thinking é possível elaborar soluções com muito mais desenvoltura.

banner canvas modelo de negócio


Etapas do design thinking

Um processo de design thinking transita entre duas formas de operar: uma inteiramente criativa, sem julgamentos, completamente focada em produzir idéias; e a outra racional, seletiva, baseada em aplicar as soluções desenvolvidas.

Para isso, costuma-se dividir um processo de design thinking em 4 etapas – mas, lembre-se: não há regras, e cada empresa pode adotar as medidas que achar melhor.
As principais etapas são:

Imersão

A etapa da Imersão é quando os responsáveis pela solução são literalmente submersos no contexto do problema. Por exemplo: a equipe de roteiristas da Pixar fez aulas de arqueirismo e visitou castelos medievais antes de escrever o roteiro de “Valente”, como conta Catmull no livro “Criatividade S.A”
O objetivo da imersão é garantir que as soluções desenvolvidas posteriormente sejam feitas com empatia. Portanto, nessa fase todos os envolvidos terão que realmente compreender os problemas do cliente e entender quais são as reais necessidades do consumidor para aquele produto ou serviço.
Sem a imersão as soluções são feitas com base em estatísticas e dados frios, o que elimina qualquer aplicação de design thinking. Portanto, a primeira etapa é também uma das mais importantes.

Ideação

A etapa da Ideação é o momento de livre expressão da criatividade. Nessa etapa ideias são desenvolvidas sem qualquer barreira crítica. Existe, inclusive, uma tendência para que um grande número de ideias sejam propostas e registradas. Aqui o importante é focar na quantidade.
Se a etapa da imersão é o momento quando a realidade do cliente foi absorvida, a etapa da ideação é o momento dedicado a criação de ideias e soluções. Sem pensar em budget ou aplicabilidade. A criatividade pura e simples manda nesta etapa.

Prototipação

Depois da ideação, chega o momento de acionar o lado racional dos envolvidos na solução. A prototipação é outra ferramenta típica do design thinking que obteve enorme sucesso no mercado.

A prototipação funciona em duas etapas menores:

  • Escolha das soluções mais viáveis;
  • Elaboração de um protótipo das melhores soluções.

No primeiro momento da prototipação a equipe irá selecionar as melhores ideias desenvolvidas durante a ideação. A segunda fase então é quando as ideias ganham corpo.
Protótipos são feitos de diversas maneiras, até mesmo usando lápis e papelão. O importante é enxergar a ideia central tomando forma. Caso o produto seja algo digital, na prototipação pode-se desenvolver desenhos ou modelos virtuais.

Nota: evite ao máximo fazer uma seleção prévia durante a Ideação, ou levantar barreiras para a criatividade. Deixe para acionar o senso crítico apenas na fase de prototipação. Do contrário os envolvidos ficarão inibidos e o que vai tirar a eficácia de todos os próximos ciclos de design thinking.

Desenvolvimento

Na fase do desenvolvimento a melhor ideia é selecionada e produzida. Lembrando que essa ação não é fixa e pode ser modificada conforme mais informações vão sendo reunidas.
Por exemplo, se a solução desenvolvida for um serviço, então a empresa irá avaliar se os resultados estão de acordo com o que foi idealizado. Caso o serviço se mostre deficiente em alguma questão as modificações serão feitas em tempo real. Não há soluções fixas no design thinking, todas as estratégias desenvolvidas sempre serão passíveis de aprimoramentos.

Seus benefícios

O design thinking abre uma porta para que as equipes possam gerar idéias sem censura, isso traz benefícios como:

  • Times comerciais focados nos clientes, e não nos processos. Deixando vendedores livres para abordar uma venda de diversas maneiras e até mesmo testar estratégias, aumentando a empatia no trato com os clientes.
  • Melhor definição nas ações, com foco em processos, mais do que em resultados.
  • Quebra de vícios internos: o design thinking rompe a barreira de “as coisas sempre foram assim” e abre espaço para que os colaboradores possam resolver ativamente os problemas de um processo interno.
  • Soluções criativas: a forma como as etapas são divididas faz com que a aplicação do design thinking seja capaz de levantar soluções que do contrário jamais seriam propostas.

Crie soluções focadas no cliente

O cliente moderno sabe quando ele é tratado apenas como um número. Estratégias formulaicas, comunicação quadrada, e-mails repetitivos ou atendimentos robóticos afastam os consumidores.
Portanto, as estratégias elaboradas com design thinking são capazes de gerar empatia e dialogar com o seu consumidor.
Isso reforça as relações de confiança entre a sua empresa e o seu público, abrindo espaço para que até mesmo os clientes possam opinar sobre as soluções oferecidas. Criando um vínculo saudável entre marca e consumidor.

banner curso design thinking

Aprenda suas habilidades

Desenvolva soluções criativas para a sua empresa. O Design Thinking é muito mais do que uma nova técnica, ele é uma nova maneira de enxergar e lidar com os desafios do dia a dia. Em um mundo tão competitivo, é impossível colocar um preço na criatividade. Prepare-se para oferecer ao mercado soluções que apenas você é capaz de criar. Seja uma pessoa criativa hoje mesmo. Assista agora mesmo a primeira aula gratuitamente.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top