skip to Main Content

Aprenda a fazer storytelling online e crie narrativas para sua marca

Storytelling online em seu significado é a arte de contar histórias na internet, e todos nós seres humanos somos fissurados em histórias.

Tanto que o escritor e pesquisador Jonathan Gottschall defende em seu livro “The Storytelling Animal” que mais do que homo sapiens, deveriamos nos chamar homofictus (de ficção) em clara alusão à nossa capacidade de contar e consumir histórias.
E por que as histórias – e consequentemente o storytelling – têm tanto poder sobre as nossas vidas? É sobre essa resposta que trata o artigo de hoje.

Histórias vendem, boas histórias se conectam com o receptor, tocam emoções, geram empatia e até mesmo atuam sobre a memória. Diversos estudos mostram que é muito mais fácil lembrar de uma informação quando ela está associada diretamente com uma narrativa.
Neste post trazemos informações sobre Storytelling online para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio

O que é storytelling?

O Storytelling se traduz como a arte de contar histórias. Simples assim. Quando você chega em casa após um longo dia de trabalho e conta: “Hoje o trânsito estava complicado…” você iniciou um pequeno projeto de storytelling.
Essa definição também aparece no livro Storytelling: histórias que deixam marcas.

Desse modo, já é possível perceber que toda a nossa vida é rodeada por narrativas, portanto, por storytelling. Sendo assim, o ato de contar uma história em si não é novidade. O grande segredo está em aprender como aplicar intenção em cada história contada.
Ou seja, transformar as histórias e motores para fazer com que o público tenha um determinado sentimento e ofereça uma resposta adequada. Há histórias para emocionar, para inspirar, para causar espanto, e claro, para vender.

Histórias vendem, essa lição é muito bem mostrada no livro “Storytelling: Aprenda a Contar Histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e Outras Lendas da Liderança”. Que mostra casos reais de uso de narrativas em formato de storytelling.

Quais são os benefícios do Storytelling

Os 3 principais benefícios do Storytelling são:

  • Conexão emocional com os consumidores;
  • Reforço da marca na mente dos clientes;
  • Aumento do engajamento com as estratégias, sobretudo de marketing de conteúdo;

banner canvas modelo de negócio


Quais são os elementos de uma boa história

Como você já pode ter percebido na sua vida, apesar de estarmos rodeados por histórias, nem todas são boas. Na verdade, grande parte das narrativas que estão à nossa volta são desinteressantes e pouco engajantes.

Então, os melhores exemplos para criar uma história que realmente prenda atenção do consumidor sempre apresenta 3 elementos, são eles:

  • Protagonista;
  • Cenário;
  • Conflito.

Toda história tem um protagonista

As marcas normalmente escolhem o perfil desse protagonista com base no público alvo. Nem sempre o protagonista precisa ser uma pessoa, ele pode ser um elemento, um animal ou até um personagem. Busque na memória os melhores comerciais que você conhece e certamente terá nele um protagonista forte.

O cenário também é importantíssimo

Pois este deve ser familiar ao público alvo. O leitor, ouvinte ou espectador da história precisa sentir parte do cenário. Mais uma vez, não é preciso focar apenas na realidade, Harry Potter tem o poder de trazer os espectadores para dentro do filme, sem que ninguém jamais tenha pisado realmente em uma escola mágica.

Por fim, o mais importante do Storytelling: o conflito

Sem conflito não há história, ou melhor, sem superação de obstáculos as histórias seriam rasas e desinteressantes. Imagine essa conversa: “ontem eu sai de casa mais cedo para não me atrasar e não me atrasei”. Ela não traz nada de novo, nem ensina nada.
Por outro lado, a conversa “ontem eu sai de casa mais cedo para não me atrasar, mas no caminho aconteceu…” Percebeu? A sua atenção foi fisgada pelo conflito.

A jornada do herói

Os três elementos citados no subtítulo anterior são a moldura de uma história, fazem parte de todas as boas histórias. Entretanto, pesquisas desenvolvidas pelo sociólogo Christopher Vogler mostraram ainda 12 elementos que muitas histórias de sucesso possuem.

São eles:

  • O chamado para a aventura;
  • A recusa do chamado;
  • Encontro com o mentor;
  • Travessia do primeiro limiar;
  • Testes;
  • Aproximação com a provação;
  • Provação;
  • Recompensa ;
  • Caminho de volta;
  • Ressurgimento;
  • Retorno com o elixir.

Cada um destes passos é bem explicado nesta produção feita pela TED-ED, uma ramificação da TED voltada ao ensino.

Como aplicar storytelling ao Canvas Modelo de Negócio

Seu modelo de negócios é uma estrutura perfeita para assimilar os diferentes papéis do storytelling. Pois, é por meio do Storytelling que a sua marca vai construir os elementos de branding que diferenciam ela da concorrência.
Então, neste sentido, as histórias que a sua marca produz agregam valor para a sua empresa. O storytelling é também uma excelente ferramenta de relacionamento, pois uma boa história faz com que o cliente se sinta conectado e engajado com a sua organização.

Dados e Storytelling Online: como histórias ajudam na compreensão das informações

Dados e estatísticas enfrentam um grave problema na sua compreensão, pois são números frios, apresentados normalmente em forma de gráfico, que trazem pouca conexão com o público em geral.
Se você deseja fazer o seu time de vendas compreender quais são as ações que mais trazem resultados, é pouco provável que um simples gráfico em pizza seja capaz de passar a mensagem.
Por outro lado, ao adotar estratégias de storytelling e associar os dados às etapas de uma jornada em busca de melhores resultados, seus colaboradores vão se engajar com o processo e aprenderão muito mais.

O storytelling humaniza os dados, transforma meros números em elementos de um conjunto maior. Por exemplo: você pode dizer “no último trimestre tivemos um aumento de 5% nas vendas, precisamos de um aumento de 15% nos próximos três meses”.
Ou você pode dizer: “nos últimos três meses, graças às ideias apresentadas por todos, fomos capazes de aumentar em 5% o número de vendas. Hoje nós vamos desenvolver as estratégias que serão responsáveis pelo próximo tristemente e temos um desafio em comum: superar o patamar de 15%. Tenho certeza que somos capazes de fazer isso, pois já fomos no passado.”
Há um contexto e uma história que muda completamente a maneira de pensar das pessoas envolvidas no processo. banner curso introdução ao storytelling

Aprenda como usar o Storytelling online nas suas estratégias

Coloque a sua marca em destaque utilizando histórias que criam valor. É sabido que clientes não compram produtos, compram experiências. Essas experiências só são possíveis quando estão inseridas em uma grande narrativa. Pare de vender soluções frias e sem conexão, garanta que as suas próximas estratégias sejam tão atraentes e encantadoras quanto uma ótima história.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top