skip to Main Content

Aprenda como fazer a descrição de cargos e otimize o processo seletivo

A descrição de cargos é a ferramenta utilizada pela equipe de recursos humanos para guiar os colaboradores de uma empresa. Apesar de simples, esse documento é responsável por grandes resultados.

Você já sentiu que os profissionais da sua organização estavam sem um Norte? Ficavam perdidos ou não sabiam com precisão quais são os objetivos dos cargos que ocupam?
Problemas como esses acontecem diariamente em muitas organizações, mas uma descrição de cargos e salários bem feita é capaz de solucionar estas e diversas outras situações.
Veja como fazer descrição de cargos e aplique este conhecimento na sua empresa!

Descrição de cargos e salários: o conceito e suas funções

Trata-se de um documento que esclarece quais são as atribuições referentes às funções da empresa. Sendo assim, se torna uma ferramenta de gestão estratégica fundamental, pois ajuda no processo de recrutamento e seleção. Com ele você irá definir o escopo desejado, e assim, criar uma matriz base no momento de selecionar os candidatos à vaga.

Vantagens da descrição de cargos e salários

Vamos imaginar o exemplo de um simples recrutamento e seleção: se os profissionais do RH possuírem uma descrição detalhada do cargo, poderão buscar no mercado o profissional exato para a função.
Tem mais, os candidatos à vaga também saberão de antemão quais são as atribuições esperadas para aquela função.

Também, com a descrição os gestores também poderão efetuar uma pesquisa salarial com base nos profissionais presentes em outras empresas. Garantindo que a folha de pagamento fique atualizada.
Por fim, essa descrição será uma guia, tanto para a avaliação de desempenho dos profissionais, quanto para um plano de cargos e salários.

banner planilha plano de cargos e salários


Como elaborar uma descrição de cargos e salários

O conceito de descrição de cargos determina que quanto mais informações forem inseridas sobre aquela função, melhor será.

Entretanto, é possível que a equipe de Recursos Humanos acabe perdida no momento de elaborar uma descrição completa. Sendo assim, mostraremos para você um exemplo prático de como fazer:

Siga o passo a passo de como criar uma planilha de descrição de cargos e salários.

Indicamos que você utilize o programa Excel, por ser prático e confiável para a organização das informações. Vamos aos passos:

  • Abra um documento Excel;
  • Crie um cabeçalho com as informações de: Cargo, Setor e CBO;
  • Crie um campo descrevendo as atribuições principais;
  • Crie um campo descrevendo as tarefas e a descrição detalhada de todas as funções;
  • Crie um campo para a formação acadêmica necessária;
  • Crie um campo para registro das experiências profissionais;
  • Crie um campo para as Habilidades Comportamentais (soft skills) necessárias ao cargo;
  • Crie um campo para as habilidades técnicas (hard skills), assim como os cursos e os idiomas necessários ao cargo;
  • Deixe o final da planilha para as restrições inerentes ao cargo e demais observações.
descrição de cargos e salários exemplo
Exemplo de Descrição de Cargo – Analista de Marketing


Pronto, esse modelo de planilha é bastante eficiente, pois organiza as informações e facilita a pesquisa.
É importante que você utilize os campos iniciais com frases resumidas e deixe o detalhamento apenas para a parte de Tarefas e Descrição. Isso irá facilitar a consulta rápida.

Dicas para utilizar corretamente a descrição de cargos

Detalhar os cargos da empresa é o primeiro passo em busca de melhores estratégias. Uma boa dica é fazer junção da descrição com outras estratégias da gestão de pessoas. Por exemplo:

  • Utilizar a descrição de cargos e salários como base para um plano de carreira dos colaboradores;
  • Utilizar a descrição como forma de incentivar os profissionais no desenvolvimento profissional, mostrando quais são as qualidades valorizadas pela empresa;
  • Utilizar a descrição como ferramenta norteadora para os processos seletivos.

banner planilha plano de cargos e salários


Como encaixar o conceito de cargo na realidade da sua empresa

Existe um outro problema encontrado por muitos empreendedores hoje em dia: muitos cargos necessários sequer existem formalmente no mercado, ou são poucos conhecidos do público.

Isso é muito comum em Startups pequenas, quando um mesmo cargo é responsável pelas atribuições de diversos profissionais. Em casos assim, aconselhamos que você siga essas dicas:

  • Detalhe o conteúdo da função, criando um exemplo de descrição de cargo e enumerando o conjunto de tarefas que o profissional deverá desempenhar;
  • Garanta que durante a seleção todos os candidatos tenham certeza sobre todos os detalhes da vaga;
  • Pesquise a média salarial de um mesmo profissional presente no mercado. Caso essa vaga seja única na sua empresa, busque uma média salarial de profissionais correlatos;
  • Discuta detalhes da vaga com sinceridade, ainda mais quando a sua empresa exigir que um mesmo profissional deva absorver diversas funções;
  • Elabore um plano de carreira coerente com as atribuições da vaga. Lembre-se: crescimento profissional é um motivador constante na vida dos principais colaboradores.

Baixe agora mesmo um modelo pronto

Clique aqui e conheça essa ferramenta indispensável para o desenvolvimento pleno da gestão de pessoas e carreiras. A planilha descrição de cargos pronta tem todas as funções necessárias para ser colocada em prática agora mesmo.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top