skip to Main Content

Conheça os tipos de liderança e as característica de um bom líder

A liderança pode ter muitas vertentes, há empresas onde os líderes são inquestionáveis, já outras deixam com que cada colaborador seja seu próprio líder, enquanto algumas ainda buscam o equilíbrio.

Mas, qual é a função da liderança na gestão de pessoas?

O conceito de liderança é como uma bússola e uma influência. Um bom líder deve gerir o trabalho em equipe e guiar seu time em busca de melhores resultados, facilitar o trajeto e oferecer soluções, garantindo maior produtividade e motivação em toda a equipe, ou seja, o líder dá propósito para os colaboradores.


Neste post trazemos informações sobre liderança para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

O que é a liderança?

Embora seja difícil definir com exatidão o significado de liderança, é muito fácil ver os feitos de um bom líder no dia a dia. Uma equipe com boa chefia é:

  • Motivada;
  • Concentrada;
  • Organizada;
  • Focada em resultados;
  • Com postura estratégica, não emocional;
  • Guiada por crescimento;
  • Emocionalmente inteligente e madura;
  • De ótima comunicação interna.

Ou seja, sempre que um trabalho de liderança mostra efeito, os resultados são positivos e muitas vezes até bem rápidos. O mesmo serve para o oposto, quando um time de profissionais está nas mãos de um líder ruim, rapidamente podemos ver o contrário de todas as qualidades citadas acima.

banner avaliação de desempenho


Tipos de liderança

Cada líder tem um estilo próprio na busca pelos resultados apresentados na lista do item anterior – alguns estilos de liderança buscam até mesmo outras qualidades, como ordem silenciosa, rigidez, entre outras.
Sendo assim, não existe uma definição de liderança, mas várias.
Vejamos os tipos de liderança e vamos avaliar quais são as que mais se encaixam no mercado moderno. Também temos uma tarefa para você: avalie qual é o seu tipo de liderança mais marcante e veja se esse estilo combina com a sua equipe ou com a sua empresa. É importante ter este diagnóstico antes de iniciar, por exemplo, as etapas do processo de treinamento e desenvolvimento.

Líder Autocrático

O líder autocrático é inquestionável. Ele não aceita que as suas decisões sejam negadas, e muitas vezes dá pouco – ou nenhum – valor para a opinião de outros profissionais. Mesmo que estes se mostrem capazes de ajudar em um determinado assunto.
Pela própria natureza do mercado dinâmico essa liderança coercitiva acaba perdendo espaço – pois é impossível que apenas uma opinião seja capaz de entregar grandes resultados, já que o mercado exige cada vez mais conhecimentos das pessoas.
E também por ser humanamente impossível dominar todos os assuntos em uma empresa, o líder autocrático acaba sendo o pior tipo de liderança organizacional. A desculpa dos líderes autocráticos é a sua busca por alta performance – quem nem sempre é real.

Líder Democrático

O líder democrático está no outro espectro do líder autocrático. Em uma liderança democrática o líder conta com a opinião de todos os membros de uma equipe. Nos casos mais extremos, até de membros que tem pouca experiência com o assunto em pauta.
Lideranças democráticas geram equipes mais engajadas e participativas. A democracia também divide tanto o ônus, quanto o bônus, de uma decisão para todos os envolvidos. O que torna todas as vitórias e todas as derrotas um ato coletivo.

Líder Liberal

O líder liberal procura ter pouca, ou nenhuma, influência no dia a dia dos seus colaboradores. Para esse tipo de líder, cada profissional é capaz de gerir a própria demanda, sem a necessidade de influência externa.
Contudo, quando um ambiente de trabalho se torna liberal em excesso, as equipes ficam perdidas. O que tem impacto direto na produtividade, uma vez que o “excesso de liberdade” também representa dispersão e falta de foco nos objetivos centrais.
Há um lado negativo que essa é uma liderança menos assertiva.

Líder Situacional

O líder situacional é aquele que tem maior destaque durante certos acontecimentos. Há líderes que são excelentes gestores de crise. Já outros são ótimos quando a produtividade está muito baixa e é preciso elevar os ânimos internos.
Vale notar que um líder situacional não precisa ser necessariamente um dos gestores da empresa. Há casos em que o líder situacional surge do chão de fábrica, ou entre os vendedores.
Pela sua natureza inconstante, o líder situacional precisa ser guiado pelos líderes de fato. Já que ele pode ter pouca experiência com o ato de liderar. Entretanto, o entusiasmo de um líder situacional, quando bem dirigido, é sempre benéfico para os objetivos da empresa.
A liderança situacional também pode ser uma liderança contingencial, ou liderança carismática, que existe apenas para lidar com situações específicas e urgentes.

Líder Coach

O líder Coach toma decisões baseadas em conhecimento interno da empresa e uso constante de ferramentas motivacionais. Muito influenciado por literatura Coach, de auto-ajuda e auto-desenvolvimento, este líder foca em inteligência emocional e autoconhecimento.
Este talvez seja um dos líderes com maior poder de motivação, desde que ele consiga cativar a equipe de liderados. Caso contrário, as palestras e palavras motivacionais podem ter o efeito inverso, desmotivando os profissionais.
Esse tipo de liderança costuma usar frases de grandes líderes do passado para inspirar as equipes.

Líder Servidor

O líder servidor também é um líder mão-na-massa. Ele mostra como as coisas são feitas e muitas vezes trabalha lado a lado com a equipe, assumindo até mesmo funções que não deveria.
Esse líder costuma ganhar a confiança de todos os membros de uma equipe com base em empatia e proximidade. Os profissionais sabem que o líder está, literalmente, ao lado deles.
E você? Qual é o seu estilo de liderança mais marcante e por qual razão ele se encaixa, ou não, na sua área de atuação? Pense no assunto.

Características de um ótimo líder

Todos os estilos de liderança mostrados acima ilustram um comportamento restrito. Claro que no dia a dia os líderes apresentação diversas características de cada um deles. Um líder liberal pode ser tornar autocrático quando sentir que precisa.
Sendo assim, vamos conversar agora sobre as características de um bom líder, independente do estilo predominante.

Elas são:

  • Ser capaz de ouvir críticas: um bom líder está sempre tentando evoluir e aprender cada vez mais, portanto, precisa aprender como ouvir críticas à sua liderança, sem considerar essas críticas ofensas pessoais;
  • Ser capaz de oferecer feedbacks inteligentes: do mesmo modo, um bom líder é capaz de oferecer críticas construtivas, de modo que o criticado saiba onde errou, por qual razão errou e como corrigir o erro, sem se sentir ofendido;
  • Ter bom relacionamento interpessoal: bom relacionamento interpessoal significa respeitar seus colaboradores e trabalhar com eles em harmonia;
  • Conhecer bem os profissionais da equipe: um bom líder consegue fazer a leitura dos diferentes perfis presentes no seu time e assim extrair o melhor de cada colaborador;
  • Ter visão sistêmica: líderes enxergam processos, mais do que apenas resultados. Um bom líder é capaz de traçar os objetivos até a meta, mais do que apenas apontar a linha de chegada;
  • Ser capaz de antecipar problemas: por melhor que o líder seja, os problemas irão surgir. É dever do bom líder ter sensibilidade e conhecimento técnico o bastante para antever esse problema e preparar soluções.

Grandes líderes são capazes de transformar qualquer empresa em uma corporação de elite.

banner curso líder pela primeira vez

Assuma a liderança da sua equipe

Faça esse treinamento e aprenda como gerir equipes vencedores. Um bom líder é capaz de fazer mais com menos. Utilizando apenas os recursos disponíveis, o líder obtém resultados impressionantes. Aprenda hoje mesmo as técnicas utilizadas pelos grandes líderes do mercado. Sinta na pele como é guiar equipes vencedoras e conquistar objetivos.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top