Como fazer o Processo Seletivo, veja as etapas e aplique na empresa
Lidar com as pessoas deixou de ser o desafio e passou a ser a vantagem competitiva para as organizações de sucesso, são as palavras de Chiavenato – especialista brasileiro e autor na área de Recursos Humanos. Para ele os talentos são vistos como o mais valioso recurso que a empresa possui.
Será que a sua empresa está dando a importância correta ao trabalho que envolve o processo seletivo?
Na teoria, o setor de RH é o responsável por contratar os profissionais, mas essa tarefa tem muitos desdobramentos. Veja alguns exemplos:
- Seleção de pessoas com perfil quem mais se aproximam das necessidades do posto de trabalho;
- Custos com a integração dos profissionais serão diminuídos, já que o processo seletivo pode selecionar os colaboradores mais preparadas para a vaga;
- Atrair pessoas que possam ocupar os cargos oferecidos e selecionar candidatos.
Acontece que em algumas vezes o preenchimento da vaga é urgente, os prazos de contratação são curtos e existe uma necessidade real de que o novo colaborador vá para campo o mais rápido possível. Em casos assim é bom contar com um método para agilizar os processos de contratação.
Processo seletivo: O que é?
O planejamento é a base do processo seletivo. Nesta fase serão definidos os critérios da vaga, também quais são meios de comunicação (sites de vagas de empregos ou aplicativos) e os processos de seleção.
Nesse momento a empresa pode decidir por fazer uma seleção de pessoas com base no recrutamento interno, buscando a contratação de pessoal interno (funcionários), antes mesmo de abrir uma vaga externa.
Um processo seletivo bem delineado transmite aos candidatos valores como:
- Ética, pois a transparência do processo demonstra como a empresa é justa;
- Cuidado com as pessoas; professado sobretudo no processo seletivo interno;
- Ambiente saudável de trabalho, os candidatos verão que a empresa é um bom lugar para trabalhar;
- Justiça nas decisões, justiça essa que sempre deve ser embasada por critérios pré-estabelecidos;
- Bonificações para engajamento e motivação, profissionais dedicados sempre serão bem recompensados e o processo seletivo precisa demonstrar isso.
Passo a passo de como elaborar um processo seletivo
Primeiro passo: Descrição de cargos
A equipe de recrutamento e seleção vai definir as necessidades da vaga, com base nas informações passadas pelos profissionais do setor em que o profissional contratado irá trabalhar.
RH fará uma pesquisa com o líder do setor, esse profissional também pode ser incluído em mais etapas do processo. Essa participação auxilia no alinhamento das expectativas e garante que o processo seja moldado com base nas situações reais do dia a dia das vagas que serão abertas.
Para fazer a descrição de cargos é preciso:
- Anotar os requisitos técnicos, comportamentais e valores pretendidos na busca pelo candidato ideal à vaga;
- Anotar os salários iniciais e também os aumentos e bonificações planejadas para aquela vaga. Nessa hora a empresa deverá prever quais serão os gastos futuros, de forma que possa honrar suas promessas aos funcionários contratados;
Segundo passo: Estruturar os métodos de seleção
Estruturar os métodos de seleção significa colocar em números e palavras quais são os critérios que a empresa irá adotar na escolha do próximo colaborador.
Neste ponto a empresa pode contar com uma planilha para auxiliar a compatibilização das informações e a comparação dos candidatos, e até mesmo criar rankings com os perfis que estejam mais próximos do desejado.
O gestor também pode optar por criar uma avaliação de desempenho dos colaboradores, para saber se um profissional pode ser promovido à vaga que está sendo aberta. Clique aqui e conheça a planilha de avaliação de desempenho, com ela o processo de seleção interna ficará mais fácil e preciso.
Um processo seletivo otimizado diminui o tempo gasto na contratação e garante que o próximo colaborador seja escolhido com base em critérios sólidos e dados consolidados, evitando uma seleção arbitrária ou equivocada.
Terceiro passo: Faça o anúncio da vaga
O anúncio da vaga precisa ser objetivo, conciso, conter todas as informações necessárias, registrar sem falhas os pré-requisitos, as atividades exercidas, o horário de trabalho e a remuneração inicial.
A escolha dos canais onde a vaga será anunciada diz muito sobre o perfil profissional desejado, já que alguns perfis estão em sites e aplicativos mais modernos, enquanto outros buscam nos meios mais conservadores como anúncios e banners.
Quarto passo: Faça a seleção dos colaboradores
No último passo você irá fazer a seleção de todos os colaboradores, neste momento é importante levar em conta:
- Critérios práticos, diretos e mensuráveis de avaliação;
- A capacidade de adaptação do novo colaborador, assim como os possíveis custos de integração.
Quais são as vantagens dos processos de seleção
São dois tipos de recrutamento, chamados de interno e externo, são distinguidos com base na origem dos candidatos. Veja abaixo os dois em detalhes:
O recrutamento interno é a contratação de funcionários, quando uma vaga é aberta aos colaboradores e os profissionais que acreditam estar dentro dos parâmetros podem se candidatar. Esse processo interno obedece às mesmas etapas aplicadas para o recrutamento externo. Suas vantagens são:
- Probabilidade de maior agilidade na escolha;
- O colaborador está familiarizado com cultura organizacional da empresa;
- Normalmente há um menor custo de integração;
- Motivação pelo exemplo, o colaborador cria um exemplo positivo aos outros profissionais da empresa.
O recrutamento externo é a busca por profissionais que estejam no mercado de trabalho ou desempregados. Suas vantagens são:
- Probabilidade de contratar talentos no mercado;
- Atualização da equipe de campo, trazendo novas experiências para a empresa;
- Gera interesse e visibilidade na empresa;
- Abre a oportunidade de a empresa encontrar o perfil ideal para a vaga.
Conheça estas ferramentas que facilitam o processo seletivo
Baixe a Planilha de Processo Seletivo em Excel. Com ela você vai controlar as diferentes fases do processo seletivo, começando já na divulgação da vaga, até o momento de decidir pela contratação do profissional.
Conheça outras ferramentas para fazer a gestão de pessoas
Aproveite a oportunidade do Pacote de Planilhas de Recursos Humanos. São 8 ferramentas que servem aos mais diversos propósitos:
- Planilha de Avaliação de Dinâmica de Grupo.
- Planilha de Processo Seletivo (Controle de Pessoal).
- Planilha de Plano de Cargos e Salários.
- Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.
- Planilha de Controle de Treinamentos.
- Planilha de Cadastro e Controle de Funcionários.
- Planilha de Indicadores de Recursos Humanos.
- Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências.
Nesta promoção especial você estará comprando todas essas planilhas com um desconto de até 50%, aproveite.