skip to Main Content

Como fazer o Processo Seletivo, veja as etapas e aplique na empresa

Lidar com as pessoas deixou de ser o desafio e passou a ser a vantagem competitiva para as organizações de sucesso, são as palavras de Chiavenato – especialista brasileiro e autor na área de Recursos Humanos. Para ele os talentos são vistos como o mais valioso recurso que a empresa possui.
Será que a sua empresa está dando a importância correta ao trabalho que envolve o processo seletivo?

Na teoria, o setor de RH é o responsável por contratar os profissionais, mas essa tarefa tem muitos desdobramentos. Veja alguns exemplos:

  • Seleção de pessoas com perfil quem mais se aproximam das necessidades do posto de trabalho;
  • Custos com a integração dos profissionais serão diminuídos, já que o processo seletivo pode selecionar os colaboradores mais preparadas para a vaga;
  • Atrair pessoas que possam ocupar os cargos oferecidos e selecionar candidatos.

Acontece que em algumas vezes o preenchimento da vaga é urgente, os prazos de contratação são curtos e existe uma necessidade real de que o novo colaborador vá para campo o mais rápido possível. Em casos assim é bom contar com um método para agilizar os processos de contratação.

Processo seletivo: O que é?

O planejamento é a base do processo seletivo. Nesta fase serão definidos os critérios da vaga, também quais são meios de comunicação (sites de vagas de empregos ou aplicativos) e os processos de seleção.
Nesse momento a empresa pode decidir por fazer uma seleção de pessoas com base no recrutamento interno, buscando a contratação de pessoal interno (funcionários), antes mesmo de abrir uma vaga externa.

Um processo seletivo bem delineado transmite aos candidatos valores como:

  • Ética, pois a transparência do processo demonstra como a empresa é justa;
  • Cuidado com as pessoas; professado sobretudo no processo seletivo interno;
  • Ambiente saudável de trabalho, os candidatos verão que a empresa é um bom lugar para trabalhar;
  • Justiça nas decisões, justiça essa que sempre deve ser embasada por critérios pré-estabelecidos;
  • Bonificações para engajamento e motivação, profissionais dedicados sempre serão bem recompensados e o processo seletivo precisa demonstrar isso.

banner planilha de processo seletivo em excel


Passo a passo de como elaborar um processo seletivo

Primeiro passo: Descrição de cargos

A equipe de recrutamento e seleção vai definir as necessidades da vaga, com base nas informações passadas pelos profissionais do setor em que o profissional contratado irá trabalhar.
RH fará uma pesquisa com o líder do setor, esse profissional também pode ser incluído em mais etapas do processo. Essa participação auxilia no alinhamento das expectativas e garante que o processo seja moldado com base nas situações reais do dia a dia das vagas que serão abertas.

Para fazer a descrição de cargos é preciso:

  • Anotar os requisitos técnicos, comportamentais e valores pretendidos na busca pelo candidato ideal à vaga;
  • Anotar os salários iniciais e também os aumentos e bonificações planejadas para aquela vaga. Nessa hora a empresa deverá prever quais serão os gastos futuros, de forma que possa honrar suas promessas aos funcionários contratados;
exemplo descrição de cargo - processo seletivo
Exemplo de Descrição de Cargo – Departamento de Marketing

Segundo passo: Estruturar os métodos de seleção

Estruturar os métodos de seleção significa colocar em números e palavras quais são os critérios que a empresa irá adotar na escolha do próximo colaborador.
Neste ponto a empresa pode contar com uma planilha para auxiliar a compatibilização das informações e a comparação dos candidatos, e até mesmo criar rankings com os perfis que estejam mais próximos do desejado.

O gestor também pode optar por criar uma avaliação de desempenho dos colaboradores, para saber se um profissional pode ser promovido à vaga que está sendo aberta. Clique aqui e conheça a planilha de avaliação de desempenho, com ela o processo de seleção interna ficará mais fácil e preciso.
Um processo seletivo otimizado diminui o tempo gasto na contratação e garante que o próximo colaborador seja escolhido com base em critérios sólidos e dados consolidados, evitando uma seleção arbitrária ou equivocada.

Terceiro passo: Faça o anúncio da vaga

O anúncio da vaga precisa ser objetivo, conciso, conter todas as informações necessárias, registrar sem falhas os pré-requisitos, as atividades exercidas, o horário de trabalho e a remuneração inicial.
A escolha dos canais onde a vaga será anunciada diz muito sobre o perfil profissional desejado, já que alguns perfis estão em sites e aplicativos mais modernos, enquanto outros buscam nos meios mais conservadores como anúncios e banners.

Quarto passo: Faça a seleção dos colaboradores

No último passo você irá fazer a seleção de todos os colaboradores, neste momento é importante levar em conta:

  • Critérios práticos, diretos e mensuráveis de avaliação;
  • A capacidade de adaptação do novo colaborador, assim como os possíveis custos de integração.

banner planilha de processo seletivo em excel


Quais são as vantagens dos processos de seleção

São dois tipos de recrutamento, chamados de interno e externo, são distinguidos com base na origem dos candidatos. Veja abaixo os dois em detalhes:

O recrutamento interno é a contratação de funcionários, quando uma vaga é aberta aos colaboradores e os profissionais que acreditam estar dentro dos parâmetros podem se candidatar. Esse processo interno obedece às mesmas etapas aplicadas para o recrutamento externo. Suas vantagens são:

  • Probabilidade de maior agilidade na escolha;
  • O colaborador está familiarizado com cultura organizacional da empresa;
  • Normalmente há um menor custo de integração;
  • Motivação pelo exemplo, o colaborador cria um exemplo positivo aos outros profissionais da empresa.

O recrutamento externo é a busca por profissionais que estejam no mercado de trabalho ou desempregados. Suas vantagens são:

  • Probabilidade de contratar talentos no mercado;
  • Atualização da equipe de campo, trazendo novas experiências para a empresa;
  • Gera interesse e visibilidade na empresa;
  • Abre a oportunidade de a empresa encontrar o perfil ideal para a vaga.

Conheça estas ferramentas que facilitam o processo seletivo

Baixe a Planilha de Processo Seletivo em Excel. Com ela você vai controlar as diferentes fases do processo seletivo, começando já na divulgação da vaga, até o momento de decidir pela contratação do profissional.

Conheça outras ferramentas para fazer a gestão de pessoas

Aproveite a oportunidade do Pacote de Planilhas de Recursos Humanos. São 8 ferramentas que servem aos mais diversos propósitos:

  • Planilha de Avaliação de Dinâmica de Grupo.
  • Planilha de Processo Seletivo (Controle de Pessoal).
  • Planilha de Plano de Cargos e Salários.
  • Planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.
  • Planilha de Controle de Treinamentos.
  • Planilha de Cadastro e Controle de Funcionários.
  • Planilha de Indicadores de Recursos Humanos.
  • Planilha de Avaliação de Desempenho por Competências.

Nesta promoção especial você estará comprando todas essas planilhas com um desconto de até 50%, aproveite.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top