skip to Main Content

Conheça as atividades de Recursos Humanos e entenda suas funções

O setor de Recursos Humanos tem uma série de funções, por exemplo: estabelecer critérios para contratação, administrar promoção e demissão de colaboradores, encontrar estratégias para reter ou atrair talentos, desenvolver soluções para motivar equipes, comunicar eficientemente as diretrizes da empresa direcionando todos os funcionários em uma mesma rota.
São funções que consomem tempo e energia de muitos profissionais e exigem comprometimento e organização das pessoas envolvidas no processo.

A importância do setor de Recursos Humanos

As atividades da área de Recursos Humanos interferem diretamente no bom funcionamento do negócio, pois este é o setor que lida com gestão de pessoas, um elemento importante para empresas de todos os tamanhos. O Recursos Humanos é tão importante quanto qualquer outra parte técnica da empresa e também requer suas ferramentas próprias.
Neste sentido, o setor de Recursos Humanos necessita que os empresários tenham visão sobre a importância da atuação dos profissionais e invistam em melhorias, conheça algumas ferramentas e métodos utilizados na gestão de pessoas.

Controle do banco de horas e das horas extras

O setor de Recursos Humanos deve controlar o banco de horas dos funcionários a fim de diminuir o atrito entre os profissionais e a empresa. Nesse sentido é fundamental que a equipe do RH tenha organização e seja capaz de apresentar todos os dados com clareza e objetividade aos funcionários.
Sendo assim, indicamos para você a Planilha de Horas Extras com Banco de Horas em Excel, com ela você conseguirá registrar e organizar as informações, além de calcular automaticamente o saldo de horas extras e do banco de horas dos seus funcionários.

Recrutamento e seleção na gestão de Recursos Humanos

As principais funções no recrutamento e seleção são:

  • Encontrar profissionais com o perfil adequado para as diferentes funções, normalmente buscando equilíbrio entre candidatos com o perfil técnico e comportamental.
  • Resolver as questões de conhecimento desenvolvendo treinamento para os colaboradores.
  • Preencher os requisitos da vaga.
  • Aplicar testes específicos para a função.

planilhas de gestão de pessoas


Controle do absenteísmo 

O absenteísmo é a falta, que pode ou não ser justificada. Para manter o controle destas faltas o setor de RH precisa:

  • Registrar se o funcionário apresentou atestado.
  • Registrar a causa da falta.
  • Anotar a data da falta.
  • Anotar as informações e detalhes presentes no atestado.

Esse controle minucioso é responsável por apontar os primeiros sinais de que um colaborador pode estar desinteressado ou desmotivado. Portanto é uma tarefa fundamental para o setor de Recursos Humanos.
Para organizar e agilizar o processo nós indicamos que você clique aqui e conheça a planilha de Controle de Absenteísmo, com ela você vai poder acompanhar as faltas e os atrasos dos colaboradores, fazendo registros diários e anotando as justificativas apresentadas.

Integração e admissão de funcionários

O processo de integração de um novo funcionário precisa ser estruturado para que o novo colaborador se sinta parte da equipe o quanto antes. Algumas estratégias aplicadas são:

  • Que a primeira semana seja de estudo e integração, apresentando ao funcionário particularidades da empresa.
  • Entrega de um kit de boas-vindas.
  • Apresentação da história da empresa.
  • Explicar o propósito por trás da empresa apresentando a Missão, a Visão e os Valores.

Para auxiliar nessa tarefa nós indicamos que você faça o download da Planilha de Cadastro e Controle de Funcionários. Com ela você terá um banco de dados com todas as informações dos colaboradores da empresa.

Gestão de desempenho e elaboração de estratégias motivacionais

É papel do RH fazer a gestão de competências por meio de avaliações de desempenho, também coletar dados sobre as potencialidades dos colaboradores, encontrar as fragilidades da empresa e desenvolver de planos de melhoria.
O profissional de RH que deseja sempre atingir melhores resultados utilizando o capital humano. Estas avaliações também ajudam a comunicação entre a empresa e o colaborador, demonstrando ao contratado quais são os pontos em que ele se sobressai e quais as questões que precisa corrigir.

Há passos importantes que ocorrem antes e depois das avaliações de desempenho, como escolher qual avaliação será feita, ou seja, quais KPI’s serão avaliados. Embora pareça óbvia, essa escolha tem um efeito fundamental, pois cada colaborador será avaliado de acordo com a natureza da sua função. Por exemplo com o uso do Balanced Scorecard (Indicadores Balanceados de Desempenho) uma metodologia de medição e gestão de desempenho.
Por fim, a avaliação deve ser seguida de um plano de ação em cima dos resultados, sempre pensando na melhora da empresa como um todo.

Clique aqui e conheça a planilha Excel de Avaliação de Desempenho por Competências, com ela você conseguirá implementar um processo prático na avaliação dos colaboradores.

Treinamento e desenvolvimento dos funcionários

Após identificar as necessidades de qualificação da equipe, o RH irá aplicar treinamentos aos colaboradores.
Alguns fatores dificultam a implantação de treinamentos corporativos, por exemplo: custos elevados, falta de tempo e engajamento. O RH então surge com treinamentos desenvolvidos para contornar esses problemas.

Clique aqui e conheça o Pacote de Planilhas para Desenvolvimento de Equipe com todas as funções necessárias para analisar competências e desenvolver planos de treinamento.

Retenção de talentos na gestão de Recursos Humanos

O setor de Recursos Humanos precisa desenvolver estratégias focadas na manutenção da motivação dos colaboradores.
Além da remuneração e benefícios, é importante que existam outros elementos de motivação dos funcionários.

Uma equipe de colaboradores é composta por diferentes objetivos individuais e as respostas ao lidar com o chamado capital humano se diferem. Muitos colaboradores terão seus próprios desejos dentro de uma empresa que vão muito além dos ganhos financeiros
E a equipe de recursos humanos fica encarregada por descobrir quais são esses objetivos e encontrar estratégias para que os colaboradores enxerguem o caminho até lá dentro da empresa.

planilhas de gestão de pessoas


Plano de cargos e salários

O plano de cargos e salários por sua vez trata do crescimento financeiro do colaborador dentro da organização.
Lembrando que o plano de cargos e salários só é possível com a projeção exata do investimento que deverá ser feito pela empresa, uma vez que o crescimento dos funcionários demandará maiores investimentos por setor.

Portanto, indicamos que você clique aqui e conheça a Planilha de Plano de Cargos e Salários em Excel, com ela você vai organizar a hierarquia da sua empresa e projetar os recebimentos de cada função de acordo com o plano de crescimento interno.

Pesquisa de clima organizacional

Uma cultura organizacional forte garante, entre outras coisas, um time engajado, pessoas motivadas, maior produtividade e a resolução de um dos maiores pesadelos do RH, o aumento do turnover.

Controle da folha de pagamento

Uma das tarefas mais sensíveis aos colaboradores, quem nunca viu ou ouviu um profissional reclamando que o “pagamento não caiu”. Atrasar as datas do recebimento acaba impactando na motivação da equipe.
Organize os pagamentos da sua empresa com a Planilha de Folha de Pagamento, com ela você vai imprimir holerites, gerar comprovantes de férias e décimo terceiro, também automatizar o cálculo da folha de pagamento.

Há ainda muitas outras atribuições da equipe de Recursos Humanos:

  • Análises de processos internos.
  • Cálculo de salário.
  • Retenção de Imposto de Renda.
  • Depósitos para os colaboradores e entrega dos holerites.
  • Pagamentos aos órgãos e agências governamentais.
  • Controle de férias.
  • Gestão de benefícios.
  • Criação da Política de Benefícios.
  • Contratação de Fornecedores dos benefícios.
  • Recargas mensais.
  • Rotinas Operacionais como reembolso e movimentações de benefícios.
  • Atendimento ao colaborador.
  • Acompanhamento e atualização da política de benefícios conforme a legislação.

Recursos Humanos e o Desligamento de funcionários

E claro, o setor de Recursos Humanos também é responsável pelo desligamento dos colaboradores. Lembrando que essa atividade deve ser conduzida de maneira impessoal, demonstrando ao colaborador que ele deixou de fazer parte dos planos futuros da empresa e explicar o verdadeiro motivo, seja por uma questão estratégica, financeira ou de produtividade.

Conheça as ferramentas mais importantes para o setor de Recursos Humanos

Como foi dito no começo deste artigo, o setor de RH também precisa de ferramentas para agilizar os processos, aumentar a clareza das informações, melhorar a comunicação com os colaboradores e até mesmo trazer inovações para dentro da empresa.
Por ser um setor que lida com propósitos e valores da organização, a cooperação entre o setor de RH e os demais departamentos é fundamental, garantindo credibilidade nas interações e transparência nos dados coletados.

Clique aqui e conheça a Planilha pronta em Excel de Indicadores de Recursos Humanos, ela conta com todos os KPi’s e materiais de RH importantes para a administração de Recursos Humanos, como:

  • Cadastro de cargos e funcionários.
  • Controle financeiro.
  • Relatórios com indicadores de RH.
  • Indicadores de rotatividade.
  • Perfil da equipe.
  • Finanças.
  • Treinamentos.
  • Eventos.
  • Absenteísmo.

Os dados são apresentados em um dashboard intuitivo e você ainda poderá gerar relatórios automáticos.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top