skip to Main Content

Como definir um Plano de carreira empresarial para motivar sua equipe

Um plano de carreira empresarial bem consolidado estimula o desejo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal dos colaboradores, ter objetivos claros aliados à vontade de evoluir profissionalmente ajuda a empresa crescer como um todo.
Um colaborador que tenha passado por diversos setores dentro de uma empresa, começando nas áreas operacionais e atingindo as áreas de liderança, terá um conhecimento interno muito maior e certamente será uma peça chave na organização.

Elaborar um plano de carreira requer cuidado e detalhamento. É muito fácil para uma empresa prometer crescimento profissional aos seus funcionários, mas depois descobrir que faltam meios de cumprir as promessas, causando desmotivação e até turnover.
Sendo assim, vamos analisar quais são os processos necessários para elaborar um plano de carreira e como fazer isso de maneira organizada.

O que é o plano de carreira

Ele é um documento que determina quais são os estágios de evolução de um colaborador dentro da empresa, informando as atribuições, o salário, a formação e a experiência necessária para cada estágio.
Pode ser feito em forma de plano de carreira empresarial ou plano de carreira pessoal.

Importância do plano de carreira

Um plano de carreira mostra aos funcionários quais as possibilidades de futuro deles dentro da empresa, tanto em termos de atribuições e responsabilidades, quanto em termos de ganhos financeiros e benefícios.

Nesse sentido, adotar um plano de carreira apresenta muitas vantagens, algumas são:

  • Motivação aos colaboradores, que desejarão atingir os níveis mais altos nas suas funções;
  • Facilidade na retenção dos talentos, diminuindo o turnover;
  • Bons argumentos para conquistar talentos, uma vez que estes profissionais são exigentes quando procuram uma vaga no mercado de trabalho;
  • Transparência sobre a política de cargos e salários e benefícios da empresa;
  • Métricas eficazes para o setor de RH avaliar o desempenho dos colaboradores;
  • Reduz custos com possíveis consultorias para novos recrutamentos;
  • Diminui gastos com treinamentos de integração para os novos contratados, já que o processo de seleção terá mais informações para buscar profissionais melhor preparados;
  • Minimiza os riscos de uma evolução arbitrária dos colaboradores;
  • Mantém o time “afiado” com desejo de evoluir, o que garante uma empresa atualizada e competitiva.

banner planilhas de gestão


Como elaborar um plano de carreira

É possível elaborar em apenas 5 passos, veja como fazer:

1. O primeiro passo será fazer a descrição de cargos e salários, desenhando a estrutura organizacional da empresa;
2. Depois é hora da pesquisa salarial, avaliando quais são os valores praticados pelo mercado;
3. Então será preciso estipular uma política de promoção, com base na pesquisa de salários e na flexibilidade de caixa da empresa;
4. O quarto passo será definir quais são os pré-requisitos para que um colaborador possa ser promovido;
5. O quinto passo será apresentar esse plano de carreira aos funcionários, tomando cuidado para que todas as dúvidas sejam sanadas.

Observações: lembrando que a descrição dos cargos precisa ser completa. Na realidade, quanto maior for o número de informações, mais fácil será para a equipe de RH gerenciar a equipe ou sondar o mercado na busca por novos colaboradores.

Plano de carreira ou plano de cargos e salários? Saiba a diferença

Ao pesquisar sobre plano de carreira pode ser que você tenha entrado em contato com o a expressão “Plano de cargos e salários”, eles são a mesma coisa?
Bem, o plano de cargos e salários é um documento fixo que delimita quais são os cargos presentes na empresa (ou os desejados), nele também estão os pré-requisitos para os cargos, assim como os salários correspondentes.

Já o plano de carreira é a trilha de evolução dos profissionais, os salários para cada estágio e também as responsabilidades inerentes às funções.

Quais são os tipos de plano de carreira

São dois tipos básicos:

Plano de Carreira em Y

O crescimento conhecido como plano de carreira em Y sugere que o funcionário possa encontrar uma bifurcação, quando ele chegar nesse estágio poderá decidir entre duas posições, normalmente entre especialista ou gestor.
O plano de carreira em Y é comum em mercados que exigem alto conhecimento técnico, como: engenharia, tecnologia, indústria farmacêutica ou alimentos.

Plano de Carreira em W

O plano em W sugere um terceiro caminho, funcionando como uma mistura das outras duas posições. O colaborador pode se tornar mais do que um especialista, ou um gestor, ele pode assumir uma posição que tenha características das duas funções, se tornando o gestor de projetos.
Gestores de projetos estão muito presentes no setor de Engenharia e Arquitetura. Nestes mercados é comum encontrar profissionais que façam detalhamento técnico dos projetos, ao mesmo tempo que dão suporte conceitual e estratégico as decisões de gestão.

Preciso contratar uma analista de cargos e salários?

Certamente há profissionais do setor de RH que são fundamentais para uma empresa, contudo, se você está em tempos de economia então pode elaborar um plano de cargos e salários e benefícios por conta própria.

banner planilhas de gestão


Cuidados ao adotar o plano de carreira

O principal cuidado está em garantir que a sua empresa possa honrar com o que foi prometido aos colaboradores, principalmente quando falamos plano de cargos e salários para empresa de pequeno porte.
Quando um profissional atingir todos os pré-requisitos desejados para uma função (tanto técnicas, quanto psicológicas e sociais) ele deverá, obrigatoriamente, ser promovido.

Nesse sentido é importante que a organização tenha controle dos processos de promoção, sobretudo em relação aos gastos e investimentos que a nova folha salarial irá consumir.
Como organizar os dados de maneira simples e objetiva?

Faça o download da Planilha de Cargos e Salários em Excel

Clique aqui e acesse a planilha Plano de Cargos e Salários pronta em Excel, independente do tamanho da sua empresa, com essa planilha você irá organizar as funções e a política de cargos e salários do seu negócio.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top