skip to Main Content

Saiba o que é Fluxo de Caixa e como fazer o uso de um modelo pronto

Saiba o que é fluxo de caixa e acompanhe a sua movimentação financeira em detalhes. Conheça o modelo de planilha de gastos para manter a saúde financeira e tomar decisões estratégicas inteligentes.

Não importa o tamanho da sua empresa: a organização das finanças e a análise dos resultados são essenciais para que seu negócio possa se consolidar e crescer.
Entender a natureza e a importância de cada despesa começa com a implementação de uma ferramenta simples, mas fundamental de controle financeiro: o fluxo de caixa.

O que é fluxo de caixa?

Realizar o fluxo de caixa consiste em monitorar todas as movimentações financeiras da empresa por um determinado período de tempo – pode ser mensal, semanal ou até mesmo diário. Para entender na prática o que é fluxo de caixa, veja na imagem a seguir como a as contas aparecem nesse exemplo de planilha de gastos.

 

Fluxo de caixa: Saiba o que é e como fazer o uso de um modelo pronto em sua empresa - PLANILHA EXCEL
Modelo de Fluxo de caixa simplificado

 

Com as informações consolidadas de entradas, saídas e saldo, é possível fazer avaliações precisas do real cenário e da saúde financeira do negócio e tomar decisões baseadas em fatos e números.

O fluxo de caixa é realizado principalmente para manter as finanças da sua empresa organizadas e está sempre relacionado a um intervalo de tempo fixado.

Vamos tomar como exemplo um determinado mês do ano. Para analisá-lo, registre todas as entradas e saídas financeiras durante o período, assim como o saldo inicial e final. É preciso ser minucioso: todos os valores devem ser registrados, por menores que sejam.

Em contas a receber, considere todas as vendas de produtos ou prestação de serviços realizadas no mês, mas também eventuais empréstimos ou aplicações de curto prazo. Para as contas a pagar, as despesas com funcionários, pagamentos para fornecedores, aluguel, luz, telefone, impostos. É importante que nada fique de fora. Você pode incluir também um controle de investimentos e financiamentos para obter os números completos e mais precisos.

Planilha Fluxo de caixa realizado, contas a pagar e receber

Você vai perceber que o simples fato de listar todas as movimentações já permite que você visualize melhor como elas impactam os seus resultados. O fluxo de caixa relaciona essas informações, facilitando a identificação do que de fato contribuiu para o lucro ou prejuízo da sua empresa no período escolhido.

 Como fazer o meu fluxo de caixa?

Agora que você já tem noções básicas sobre fluxo de caixa, conheça a versão completa do modelo de planilha de Fluxo de Caixa e comece já a implementar este método na sua empresa. Controle as suas finanças de modo fácil e personalizado, de acordo com a sua necessidade.

O modelo reúne os lançamentos de contas a receber, contas a pagar e fluxo de caixa consolidado em uma interface totalmente simplificada e intuitiva, onde você pode visualizar um resumo das entradas e saídas, lucro, saldo e rentabilidade em formato de tabela ou criar gráficos instantâneos.

"Gráfico

 

Personalize as categorias de contas para agrupar movimentações de natureza similar (gastos com pessoal, despesas operacionais, pagamentos para um mesmo fornecedor, por exemplo) e compreender melhor como cada uma delas influencia o seu caixa.

Os lançamentos já processados, marcados como “pago” ou “recebido” são incluídos automaticamente no resumo consolidado e nos gráficos. Basta preencher os lançamentos de entradas e saídas na planilha para analisar períodos passados por meio dos filtros, visualizar um resumo mensal pronto ou mesmo acompanhar os resultados da sua empresa em tempo real.

O fluxo de caixa também é estratégico

Além de organizar as entradas e saídas de recursos, as informações obtidas a partir do fluxo de caixa possibilitam uma análise realista do momento da empresa, de sua saúde financeira e de seu capital de giro.
Entender o fluxo de caixa serve para avaliar a disponibilidade de recursos, e podem trazer insights para a tomada de decisões estratégicas.

Com uma previsão de saldo excedente, é possível considerar melhorias para o negócio, investimentos financeiros ou mesmo retiradas por parte dos sócios. A previsão de um déficit, por outro lado, pede estratégias de promoção e de redução de despesas, por exemplo.

Clique aqui e conheça a versão completa do modelo de fluxo de caixa Excel Solução

 

+1 DICA EXTRA: Facilite o registro e fechamento de caixa diário

Tenha o controle de entradas e saídas de dinheiro, relatórios e gráficos com a planilha de controle e movimento de caixa diário em Excel! Clique agora e conheça a planilha de controle e movimento de caixa diário.

 

Conheça mais dicas sobre fluxo de caixa acessando o artigo do SEBRAE

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top