skip to Main Content

Mantenha suas finanças em dia com uma planilha de contas a pagar

A planilha de contas a pagar é uma ótima ferramenta para aumentar a eficiência do setor financeiro, garantir a credibilidade das informações de compras e ainda ganhar previsibilidade sobre os gastos.

Saiba como organizar o seu fluxo de caixa com o auxílio dessa solução simples, mas eficaz. Facilitando os processos do controle de gastos mensais.
Nós te apresentamos a informação. Você adquire o conhecimento e transforma em resultados para seu negócio.

Centralize as informações das contas a pagar

Por conta da estrutura, empresas pequenas têm dificuldade em deixar um setor inteiro responsável pelas compras, as cotações de material e as aprovações dos pedidos, o que gera confusão sobre os valores e as datas das contas a pagar.

Há duas soluções para esse problema:

  • Manter uma cópia do pedido de compras arquivada (pode ser digitalizada).
  • Manter uma tabela de contas a pagar atualizada, com todas as informações referentes às compras efetuadas nos últimos meses.

Como elaborar uma planilha de contas a pagar

Essa planilha pode ser organizada manualmente, ou você também pode optar por uma planilha Excel.
Escolher o formato é importante, pois a planilha precisa estar em um local de fácil acesso, uma vez que ela receberá atualizações constantes – quando não, diárias. Tudo irá depender do volume de compras da sua empresa.

As informações mais relevantes em uma planilha de contas a pagar são:

  • Data dos vencimentos.
  • Condições de pagamento e financiamento.
  • Nome do fornecedor.
  • Telefone do fornecedor.
  • Data da compra.
  • Nome do comprador.
  • Valor da compra.
  • Desconto aplicado (quando houver).
registro das despesas - controle de gastos, controle de contas a pagar - controle financeiro empresarial
Exemplo de Registro das Despesas – Contas a Pagar


Seu modelo de planilha também pode conter um espaço separado para observações, assim quando uma compra for feita o responsável poderá anotar informações relevantes sobre uma aquisição específica.

Quais são as vantagens de manter uma planilha de contas a pagar

Uma planilha bem elaborada aumenta a produtividade do setor financeiro, diminuindo significativamente o retrabalho. As informações serão registradas de maneira eficiente, aumentando o tempo livre dos responsáveis pelo controle das contas, assim eles poderão se dedicar a tarefas como elaboração de estratégias ou reconhecimento de falhas, diminuindo o tempo gasto em atividades mecânicas e burocráticas que podem ser automatizadas por uma planilha em Excel.

Além de tudo, a empresa também terá ganhos em confiança das informações, credibilidade dos dados registrados e transparência das contas que precisam ser pagas. O que dá segurança aos responsáveis pelo pagamento e previsibilidade dos gastos.
Com uma planilha de contas a pagar sempre bem atualizada e funcional, a sua empresa terá em mãos condições de controlar o fluxo de caixa.

banner planilhas financeiras excel

 

A planilha de contas a pagar evita atrasos

Além de todas as vantagens citadas acima, um controle bem feito das contas a pagar evita que a sua empresa atrase os pagamentos. O que representa uma economia financeira, além de trazer crédito para a empresa, bons pagadores ganham descontos dos fornecedores e, claro, no caso das contas de abastecimento (água, luz, internet) a conta paga evita que o serviço seja interrompido.

Veja os principais cuidados com o controle de gastos

Uma planilha de contas a pagar e receber faz parte do controle financeiro empresarial, nesse caso, lidando apenas com os gastos mensais da empresa. Alguns cuidados são necessários para que esse controle seja feito de forma eficaz:

  • Faça controle separado de gastos pessoais com gastos da empresa: um problema muito presente sobretudo no cotidiano de microempresários ou microempreendedores individuais, pois quando misturados, dificulta a análise dos resultados de lucro ou prejuízo da empresa.
  • Registre as informações o quanto antes: uma planilha desatualizada perde o poder de previsibilidade, uma vez que ela não está alinhada com a situação financeira real da empresa.
  • Preencha todos os campos: informações como vencimento, valor, data da compra, responsável pela compra, nome do fornecedor e telefone do fornecedor são importantes para manter a organização da sua planilha. Garanta que os registros estejam completos.

Aumente a produtividade do setor financeiro com uma planilha pronta Excel

Conheça a Planilha de Contas a Receber em Excel, com ela você conseguirá organizar todas a cobranças da sua empresa. Centralizando as informações e gerando relatórios que facilitarão a leitura dos dados.

Resolva os problemas de contas a pagar da sua empresa

Clique aqui e conheça a Planilha Empresarial Fluxo de caixa + Contas a pagar + Contas a receber Excel. Com ela você irá registrar todas as suas contas, controlar e organizar o fluxo de caixa. Além de tudo, a planilha irá elaborar automaticamente um gráfico com a evolução das suas contas ao longo de todo o ano.

Principais funções da planilha:

  • Registro de contas, com campos para todas as informações pertinentes.
  • Fluxo de caixa, apresentado por meio de gráficos e relatórios.
  • Classificação de plano de contas, categorizando os pagamentos e poupando tempo no preenchimento dos registros.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top