skip to Main Content

Aprenda a organizar suas finanças com uma planilha de gastos pessoais

Uma planilha de gastos pessoais existe para facilitar o seu controle financeiro e auxiliar na diminuição dos gastos e no melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Sejamos honestos, a verdade é que todos já passamos por isso, uma fase da vida em que todas as contas estão fora de ordem e quando isso acontece o dinheiro entra e sai da conta sem que tomemos conhecimento da sua utilização.

Se você está nessa situação, se sente dificuldade em rastrear os seus gastos ou se deseja economizar dinheiro para conquistar um objetivo e quer ter certeza do tempo necessário para essa conquista, então uma planilha de gastos pessoais vai te ajudar muito.
A solução é incrivelmente simples de ser colocada em prática, ao final deste artigo você conseguirá elaborar a sua planilha e começar o seu controle de gastos pessoais hoje mesmo. Nós te fornecemos a informação. Você adquire o conhecimento e transforma em resultados para seu negócio.

Nós te fornecemos a informação. Você adquire o conhecimento e transforma em resultados para melhorar sua vida.

Use a planilha de gastos pessoais para o controle financeiro

Infelizmente a educação financeira está longe dos currículos escolares, o assunto também perde espaço nas conversas familiares da maior parte das pessoas, e o resultado são profissionais com pouco conhecimento de planejamento financeiro.
O melhor modo de iniciar um controle de gastos está em elaborar agora mesmo uma planilha de gastos mensais e utilizando-a como auxiliar na sua organização financeira.

Como organizar um controle financeiro pessoal

Separe todas as informações sobre as suas finanças pessoais em dois grupos:

  • Gastos.
  • Receitas.

banner planilha orçamento familiar e gastos pessoais

Depois divida-os dentro de subcategorias, por exemplo:

  • Gastos.
  • Internet.
  • Celular.
  • Condomínio.
  • Água.
  • Luz.
  • Gás.
  • Mensalidade da academia.
  • Etc.

É muito importante que você faça essa planilha de controle financeiro pessoal com o máximo de detalhes. Pois a riqueza de informações auxilia na busca por brechas e oportunidades de redução de custos.
Nesse momento muitas pessoas encontram assinaturas antigas, ou então serviços bancários desnecessários, até mesmo gastos “viciados” como aquele cafezinho na porta da faculdade, ou a água de coco na saída da academia.

Divida a anotação dos gastos em dois momentos:

O primeiro momento deve ser da pesquisa irrestrita, anotando todos os gastos sem julgamentos.
Deixe para reavaliar os seus custos e as suas despesas em um segundo momento.

exemplo de receitas - gastos pessoais - planejamento financeiro pessoal - educação financeira
Exemplo de Receitas – Planilha de Gastos Pessoais


Agora faça o mesmo com as receitas, por exemplo:

Receitas:

  • Contrato de trabalho.
  • Atividades freelancer aos finais de semana.
  • Investimentos.

Você também pode separar as suas receitas por projeto, ou incorporar o nome dos seus clientes.

exemplo de despesas - gastos pessoais - planejamento financeiro pessoal - educação financeira
Exemplo de Despesas – Planilha de Gastos Pessoais

Avalie seus hábitos de consumo

Agora é chegado o momento da avaliação dos seus hábitos. Após anotar todos os seus gastos você já tem as informações sobre o seu custo mensal médio, ele é representado pela soma de todas as despesas. Você também já tem as informações sobre a sua receita mensal média.
Ao fazer a subtração de um pelo outro você saberá qual é a sua sobra mensal e com ela poderá planejar aquele objetivo. É simples assim, mas apesar da facilidade há armadilhas no caminho que você precisa evitar, vamos falar das principais

Anote todos os seus gastos o quanto antes

A sua planilha para controle de gastos existe unicamente para que você consiga registrar todas as suas despesas, contudo, esse hábito custa a ser enraizado em muitas pessoas e pode ser que também aconteça com você.
Faça um registro diário de todos os seus gastos no controle de contas, mesmo que o valor seja irrisório. Perceba que muito pode ser economizado quando os gastos minúsculos são evitados, essa planilha ajuda você a enxergar estes gastos.

banner planilha orçamento familiar e despesas


Dê preferência para as receitas garantidas

Essa armadilha está presenta na vida de freelancers, empresários e profissionais liberais. Quando a planilha recebe o registro de uma receita que talvez não se concretize. Se essa informação não for atualizada então você estará contando com valores que não condizem com a realidade.
Dê preferência para os registros garantidos, vindos dos clientes bons-pagadores ou então protegidos por contratos. Assim você sempre terá o registro dos ganhos reais.

Este artigo tratou de um modelo simplificado, mas você também pode aplicar o mesmo princípio para elaborar uma planilha de planejamento financeiro familiar, por exemplo. Uma planilha de gastos diários também pode ser usada por Microempreendedores Individuais.

Controle o orçamento familiar com uma planilha de gastos pessoais pronta em Excel

Clique aqui e conheça a Planilha de Orçamento Familiar e Gastos Pessoais, com ela você terá todas as ferramentas necessárias para fazer a gestão financeira da sua casa e ainda controlar os seus gastos. Uma ferramenta intuitiva, com preço atraente e pronta para ser utilizada agora mesmo.

 

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top