Aprenda como utilizar o diagrama de pareto no controle de estoque
Utilizando o diagrama de Pareto você evitará que o seu estoque fique com mais itens do que o necessário – diminuindo os custos – ou que faltem produtos para os clientes – prevenindo a empresa de perder vendas ou até mesmo um cliente em potencial.
Desenvolvido com base nos estudos de Vilfredo Pareto, economista italiano, o diagrama demonstra como o fluxo de caixa das empresas costuma estar concentrado em apenas 20% dos produtos em estoque. Por essa razão o princípio de Pareto também recebe o nome de regra 80 20 ou Pareto 80 20.
Como funciona o gráfico de Pareto – Diagrama de Pareto
O gráfico de Pareto serve para organizar visualmente as informações obtidas com o controle de estoque, ele demonstra a importância dos itens presentes no estoque de acordo com a classificação de cada item. Vamos dar um exemplo para que fique mais claro:
Imagine uma empresa que vende acessórios e peças automotivas de todos os tipos, essa empresa tem entre os seus produtos itens como:
- Pneus.
- Conj. de alto-falantes.
- Aparelho de som.
- Calota.
- Capa para volante.
- Pedaleira.
- Macaco Hidráulico.
- Porta óculos.
- Jogo de tapetes.
- Carregador USB.
- Suporte para celular.
Considerando o valor médio de todos os produtos da lista o teorema de Pareto aponta que os maiores lucros da empresa serão dos equipamentos como Pneus, Conjunto de alto-falantes e aparelho de som. Por outro lado, se considerarmos o número de itens presentes no estoque também descobriremos que há muito mais carregadores USB e suportes para celular do que Pneus.
Ou seja, 20% dos produtos são responsáveis por 80% dos lucros – claro que esse número sofre alterações de empresa para empresa, mas o princípio sempre mostra que uma quantidade menor de itens será responsável por uma quantidade muito maior de resultados.
O que é e como fazer a classificação ABC?
A classificação ABC serve para organizar as informações coletadas no item anterior, basicamente você irá separar os seus produtos em três categorias:
- Categoria A: para produtos que somados tenham alto impacto nos lucros (80%).
- Categoria B: para produtos que somados tenham médio impacto (entre 10% e 20%).
- Categoria C: para produtos que tenham baixo impacto nos lucros (menos de 10%).
Levando em consideração o exemplo apontado acima, nossa empresa fictícia teria a seguinte separação dos itens:
Categoria A
- Pneus (36%).
- Conjunto de alto-falantes (28%).
- Aparelho de som (16%).
Categoria B
- Calota (7%).
- Capa para volante (6%).
Categoria C
- Pedaleira (2%).
- Macaco hidráulico (2%).
- Porta óculos (1%).
Ao fazer a separação dos itens você será capaz de enxergar quais são os produtos de maior importância no seu estoque. Note que a soma de todos os aparelhos de categoria B e C representam uma parte pequena quando comparados com a soma dos produtos da categoria A.
Como funciona a curva ABC no estoque
A curva ABC e o princípio de Pareto servem para que você tenha embasamento para decidir quais são os itens de maior impacto no seu estoque e quais são os produtos que podem até mesmo ser descartados da sua cartela.
Um controle de estoque bem feito traz benefícios como:
- Diminuição dos custos de manutenção do estoque.
- Aumento do capital de giro para investimentos.
- Rotatividade dos produtos, garantindo que a loja possa ofertar lançamentos aos clientes, ao invés de tentar “empurrar” ou “queimar” estoques antigos.
Na sua carreira de empreendedorismo você já deve ter percebido que a gerência do estoque está entre os principais desafios para manter a sua empresa competitiva no mercado.
Ao mesmo tempo que a sua empresa não pode sobrecarregar o estoque, pois isso representaria capital estacionado em forma de produtos, você também não pode correr o risco de ficar com um item faltando e perder o cliente para a concorrência.
Como colocar o conceito de Pareto em prática
Siga os passos:
- Faça uma lista de todos os seus produtos.
- Hierarquize os produtos por importância nas receitas da empresa.
- Organize todos os produtos que somados atinjam mais de 80% das receitas na categoria A.
- Faça o mesmo para os produtos que atinjam até 20% das receitas na categoria B.
- Deixe os demais produtos na categoria C.
Esse controle pode ser feito manualmente, ou você pode contar com o auxilio de uma ferramenta desenvolvida para a implementação do princípio de Pareto no controle do estoque.
Conheça a planilha controle de estoque e princípio de Pareto – Diagrama de Pareto
Clique aqui e faça o download da planilha diagrama de Pareto. Com ela você irá identificar as causas que mais impactam as receitas. Você também será capaz de saber quais são os produtos (e até os vendedores) que mais trazem resultados para a empresa.
Se o seu desejo é uma planilha voltada para o controle de estoque, clique aqui e conheça a Planilha Gestão e Controle de Estoque. Com ela você irá cadastrar todos os dados dos produtos, controlar o estoque mínimo e máximo, inserir todas as informações sobre os fornecedores e muitas outras funções voltadas ao controle de estoque.