skip to Main Content

Aprenda como calcular o estoque de segurança e otimize sua logística

O estoque de segurança é o esforço para minimizar os gastos com o inventário de estoque de produtos ou peças em uma empresa. Aplicando um cálculo é possível encontrar o valor mínimo e máximo para os produtos estocados, diminuindo o capital estagnado neles e aumentando o capital de giro.
Encontrar esse valor é importante para a logística da empresa, que terá os produtos necessários para atender às demandas do consumidor (ou os elementos para atender as demandas internas).

Neste post trazemos informações sobre cálculo de controle de estoque para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

O que é estoque de segurança

O estoque de segurança é a minimização dos gastos com outros dos chamados indicadores de estoque. Sendo assim, o principal objetivo do estoque de segurança é diminuir os:

  • Custos risco de estoque, os gastos que estão ligados aos danos sofridos pelos equipamentos estocados, perda, roubo, obsolescência ou deterioração;
  • Custos de capital, são os investimentos necessários para a aquisição do estoque, ou seja, o dinheiro gasto nos produtos presentes no estoque;
  • Custos de espaço; gastos com infraestrutura, aluguel do espaço, acomodação dos produtos, refrigeração ou aquecimento especial, entre outros elementos relacionados ao espaço físico;
  • Custos de serviços de estoque; seguros e impostos.

Portanto, há 4 custos diretamente associados e o calcular o estoque de segurança irá minimizar esses gastos.

Estoque máximo

O estoque máximo é o número absoluto de peças ou produtos que uma empresa deve ter em estoque. Esse valor não está relacionado, necessariamente, com o espaço físico, ou investimento disponível para aquisição dos produtos.
Na realidade, o cálculo do estoque máximo está intimamente ligado ao estoque mínimo. Mostraremos todos os cálculos ainda neste artigo, mas antes precisamos explicar mais alguns conceitos: o de estoque mínimo e a curva ABC com o Diagrama de Pareto.

Estoque mínimo

O valor de estoque mínimo mostra aos gestores qual é a quantidade mais baixa possível para um elemento no estoque, sem interferir na produção da empresa ou deixar de atender clientes.

banner planilha gestão e controle de estoque


Como funciona a análise de Pareto e a Curva ABC

Vilfredo Pareto foi um importante economista italiano, após longas análises ele descobriu que 20% da população concentrava 80% do poder econômico. Dessa observação surgiu, anos depois, o que foi chamado de Regra 80/20 ou Diagrama de Pareto, ou Análise de Pareto.
Essa análise diz que cerca de 20% dos produtos ou dos esforços são responsáveis por aproximadamente 80% dos resultados. Evidente que esses valores serão diferentes para cada caso, mas ainda assim há uma relação direta entre concentração de esforços em elementos mais importantes. Com essa teoria em mente os gestores criaram a Curva ABC de controle.

O que é curva ABC de controle de estoque

A Curva ABC é uma classificação de estoque com o intuito de colocar em categorias os produtos que têm impacto maior no faturamento. Dividindo os produtos em Classe A, B ou C.

Cada uma delas é recebe o nome de acordo com os resultados, o padrão mais adotado é o seguinte:

  • Produtos de categoria A representam em média 20% das vendas, mas são responsáveis por perto de 80% do faturamento, por exemplo: televisores, geladeiras e máquinas de lavar para lojas de eletrodomésticos;
  • Produtos de categoria B representam a média de 30% das vendas, e são responsáveis por pouco mais de 15% do faturamento, exemplo: celulares de custo baixo;
  • Produtos de categoria C representam a média de 50% das vendas, mas são responsáveis apenas por 5% do faturamento, exemplo: eletrodomésticos em geral.

Claro que os exemplos foram dados com base na realidade de muitas lojas. Caberá a você avaliar quais são os produtos e qual é a taxa de relação entre eles.

Clique aqui e baixe a Planilha de Diagrama de Pareto em Excel, com ela você irá fazer automaticamente o gráfico de Pareto e descobrir quais são os produtos que têm mais impacto no seu faturamento.

Qual é a fórmula para o cálculo estoque de segurança

Agora vamos explicar como encontrar o estoque mínimo, o que é índice de segurança e como encontrar o estoque máximo.

O que é índice de cobertura

Esse é o número de dias necessários para repor um produto no estoque, (tempo de ressuprimento), relacionado com a quantidade por entrega e a demanda dos produtos na loja.
Por exemplo, vamos imaginar que você esteja gerenciando uma loja de eletrodomésticos e o seu melhor fornecedor o consiga entregar um máximo de 15 televisores em 20 dias. Na sua loja você sabe que tem uma venda média de 1 televisor por dia. Sendo assim, você precisará ter um índice de cobertura para, no mínimo, 20 dias.

planilha controle e gestão de estoque gráfico

Como encontrar o estoque mínimo

Para encontrar o estoque mínimo você vai precisar de 2 valores, que são:

  • O consumo médio do produto;
  • O período de tempo até a reposição do produto.

Uma loja de equipamentos eletrônicos vendeu 100 celulares nos últimos 4 meses, portanto o consumo médio diário do produto é de 100/120 (4 meses), com resultado de 0,83 celulares dia.

O melhor fornecedor consegue entregar um máximo de 50 peças em 20 dias, portanto. Sendo assim, a fórmula estoque de segurança é:

  • Estoque mínimo = consumo médio * período de reposição
  • Estoque mínimo = 0,83 * 20
  • Estoque mínimo = 16,6
  • Estoque mínimo = 17 celulares (arredondado).

Ou seja, mantendo a média de vendas a loja poderá ter um estoque de 17 unidades sem interferir na oferta de produtos.

banner planilha gestão e controle de estoque

Como encontrar o estoque máximo

Por outro lado, o estoque máximo é a soma do estoque mínimo com o lote de reposição. Seguindo o exemplo do cálculo de estoque mínimo, nós teremos:

  • Estoque máximo = estoque mínimo + lote de reposição;
  • Estoque máximo = 17 + 50 (reposição do fornecedor);
  • Estoque máximo = 67 unidades.

Em outras palavras, se a loja estocar mais do que 67 unidades de celulares ela corre o risco de interferir no giro de estoque e perder capital. Essa loja também aumenta as chances de perder investimento com produtos estacionados ou obsoletos.

Baixe a planilha de gestão de estoque

Clique aqui e acesse a Planilha para Controle de estoque, com ela você conseguirá descobrir o estoque mínimo e máximo e assim gerenciar seus produtos, mesmo para estoque de ciclo e produtos sazonais. Desenvolvida em Excel, a planilha possui um dashboard intuitivo e também oferece relatórios prontos para impressão.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top