skip to Main Content

Índice de liquidez corrente: entenda este indicador de maneira simples

O índice de liquidez corrente é um organizador, ou melhor dizendo, um sintetizador da saúde financeira da empresa. Todos os índices de liquidez são fundamentais na busca por manter o controle das contas, decidir quais serão os próximos investimento ou mesmo demonstrar aos sócios e investidores qual é a situação atual e quais são as perspectivas da empresa, fundamentais para o planejamento financeiro.
Trazemos informações sobre índice de liquidez corrente para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

Atualmente são analisados 4 diferentes índices de liquidez:

  • Índice de liquidez corrente.
  • Índice de liquidez imediata.
  • Índice de liquidez seca.
  • Índice de liquidez geral.

São 4 maneiras de medir, sendo que as informações apresentadas por cada tipo servem para embasar estratégias diferentes na empresa. Conheça os quatro tipos.

Como calcular Índice de liquidez corrente

Todos são importantes para gestão empresarial, mas podemos dizer que entender o que é o índice de liquidez corrente já será o bastante para suprir muitas necessidades dentro da empresa e também embasar diversas decisões, sobretudo as relacionadas para investimentos no curto prazo.
O índice de liquidez corrente é a relação dos recursos disponíveis pela empresa no curto prazo, em contraposição às dívidas também do curto prazo.

Você vai precisar de duas informações para fazer o cálculo do índice de liquidez corrente:

  • Valor dos passivos circulantes.
  • Valor dos ativos circulantes.

Lembrando que os passivos circulantes são todas as dívidas e as obrigações financeiras que uma empresa tem dentro do prazo máximo de 12 meses. Também é preciso lembrar do chamado giro do ativo, o valor que os ativos da empresa podem ser usados para gerar lucro. E por fim, calcular os índices de liquidez faz parte dos modelos de análise vertical e horizontal.

banner planilha indicadores financeiros balanço patrimonial dre

O que são:

  • Aluguéis.
  • Impostos.
  • Créditos de sócios ou acionistas.
  • Salários.
  • Custos do escritório (mantimentos, produtos).
  • Fornecedores.

Enfim, todos os gastos que uma empresa tem dentro de 12 meses fazem parte dos passivos circulantes.

Já os ativos circulantes são os bens e os direitos que deverão ser liquidados (convertidos em dinheiro) ou então consumidos. Lembrando que para ser um ativo circulante é necessário que ele tenha alto grau de liquidez (portanto, realizável a curto prazo). Alguns exemplos são:

  • Caixa disponível.
  • Saldo em banco.
  • Aplicações financeiras resgatáveis em curto prazo.
  • Contas a receber dos clientes.
  • Estoques.

Sendo assim, o cálculo do índice de liquidez corrente contempla a soma de todos os ativos circulantes e todos os passivos circulantes, depois os valores resultantes são divididos um pelo outro, daí surgirá um resultado que deve ser analisado da seguinte maneira:

  • Resultado menor do que 1, a empresa teria dificuldades para quitar todas as dívidas no curso prazo.
  • Resultado igual a 1, a empresa possui valores exatos para quitar todas as obrigações, sem sobras.
  • Índice superior a 1, a empresa é capaz de quitar todas as dívidas e ainda possui recursos extras.

Por ser o melhor indicador sobre a situação de liquidez da empresa, uma vez que ele contempla todos os custos e todas as entradas dentro de um período curto, esse índice de liquidez acaba sendo o mais utilizado.
Sua fórmula é; Índice de Liquidez corrente: ativo circulante / passivo circulante.

Índice de liquidez seca

Similar ao índice de liquidez corrente, sua diferença está no cálculo. No índice de liquidez seca o estoque fica fora da conta, uma vez que os valores de estoque são menos consideráveis no curto prazo.
Sendo assim, sua fórmula é: Liquidez Seca = (Ativo Circulante – Estoques) / Passivo Circulante.

O que é Índice de liquidez geral

O índice de liquidez geral demonstra a solvência da empresa no longo prazo. Sua diferença ao índice de liquidez corrente é o período de estudo. Sendo assim, além de todos os elementos presentes na liquidez corrente, o índice geral também considera todos os valores como o Realizável a Longo Prazo e o Exigível a Longo Prazo.

Por ser um cálculo tão “especulativo” o índice de liquidez geral tem pouca força. Ele serve como um esboço do que pode vir a ser a situação financeira da empresa, mas a prática diz que é preferível atualizar o índice de liquidez corrente regularmente, do que confinar nos resultados obtidos com o índice de liquidez geral.
Seu cálculo é: Liquidez Geral = (Ativo Circulante + Realizável a Longo Prazo) / (Passivo Circulante + Passivo Não Circulante).

banner planilha indicadores financeiros balanço patrimonial dre


Índice de liquidez imediata

Se o índice geral era o mais otimista, pode-se dizer que o índice de liquidez imediata é o mais conservador. Para obter esse indicador serão considerados apenas os valores já disponíveis na empresa, em outras palavras, o dinheiro presente no caixa, os saldos bancários e as aplicações financeiras de resgate imediato.

O índice de liquidez imediata trabalha com a seguinte premissa: se eu precisasse pagar todas as contas hoje teria recursos o bastante?
Sendo assim seu cálculo é: Liquidez Imediata = Disponível / Passivo Circulante.

Qual é a função dos índices de liquidez

Eles são indicativos, são ferramentas que servem para diagnosticar qual é a situação da empresa. São importantes, sobretudo, para que a empresa consiga prestar contas aos sócios, aos colaboradores e mesmo às autoridades.
A organização financeira de uma empresa requer que ela tenha previsibilidade, apenas assim será possível colocar todas as contas em ordem hoje e garantir que tudo fique sob controle durante os próximos dias, meses e anos.

Utilize uma ferramenta para calcular os índices de liquidez da sua empresa

Clique aqui e conheça a planilha de indicadores financeiros e balanço patrimonial, com ela você vai conseguir fazer o Balanço Financeiro da sua empresa, gerar o DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), e ainda contar com todos os indicadores financeiros necessário.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top