skip to Main Content

ÍNDICES DE LIQUIDEZ: Análises para gestão empresarial e planejamento financeiro

Calcular os índices de liquidez revela a real situação da sua empresa e a relação entre o patrimônio e as obrigações. Será que ela é tão saudável quanto você pensa? 

 

Os índices de liquidez são alguns dos números mais importantes entre os indicadores financeiros de uma empresa: eles dizem muito sobre a saúde financeira do negócio analisado. Compreender a sua liquidez permite que você desenvolva uma gestão empresarial mais sólida e um planejamento financeiro mais inteligente.

A liquidez consiste na capacidade de uma empresa em arcar com dívidas e outros compromissos assumidos. O cálculo da liquidez relaciona os recursos e o patrimônio do negócio às suas obrigações e fornece informações sobre a sua real situação, sempre baseadas em fatos e números.

Analisar o cenário objetivamente e por meio das ferramentas apropriadas permite ao empreendedor que defina as suas prioridades para uma eficiente gestão financeira. Índices de liquidez positivos revelam uma empresa saudável, que pode reinvestir para crescer ainda mais. Índices negativos são um sinal vermelho: é hora de repensar a gestão e planejamento financeiro.

 

Como calcular os índices de liquidez do meu negócio?

Você pode obter os índices de liquidez do seu negócio a partir da elaboração do balanço patrimonial. Este é um documento contábil obrigatório para algumas categorias de empresas, mas recomendado para todas: além da liquidez, os dados contidos no balanço patrimonial podem ser utilizados para analisar sua rentabilidade, seu endividamento e sua atividade.

Clique aqui e confira mais informações sobre balanço patrimonial e as análises que ele pode fornecer.

 

balanco patrimonial e dre e indicadores financeiros

 

O que os índices de liquidez dizem sobre o meu negócio?

Liquidez se refere à capacidade de uma empresa em arcar com os compromissos com terceiros. Ela é calculada a partir das relações entre alguns dos valores declarados no relatório. Em outras palavras, a liquidez indica se os recursos informados no balanço patrimonial são suficientes para bancar as dívidas que uma empresa assumiu, considerando um determinado intervalo de tempo.
Exceto pelo CCL (capital circulante líquido), que é representado por um montante de capital, todos os outros índices de liquidez são demonstrados pela razão entre elementos do ativo e do passivo da empresa. Veja os principais índices de liquidez e o cálculo que define cada um:

 

ÍNDICES DE LIQUIDEZ: liquidez corrente, liquidez geral, giro do ativo, indices de rentabilidade, planejamento financeiro e gestão empresarial

 

A liquidez corrente é um dos índices mais usados e demonstra a capacidade para cumprir com suas obrigações no curto prazo. É calculada pela razão entre o ativo circulante (direitos de curto prazo) e o passivo circulante (dívidas de curto prazo)

Fórmula Liquidez corrente = Ativo circulante / Passivo circulante

 

A liquidez geral procura analisar a capacidade de pagamento de uma forma mais ampla, em um prazo maior. Aqui, são considerados o total do ativo (a soma de todos os direitos, a curto e a longo prazo) e o passivo circulante.

Fórmula Liquidez geral = Total do ativo / Passivo circulante

 

A liquidez seca não considera em seus cálculos os estoques disponíveis, portanto, calcula a capacidade em arcar com as dívidas mesmo que os produtos estocados não sejam movimentados.

Liquidez seca = Ativo circulante – Estoques / Passivo circulante

 

A liquidez imediata considera somente os valores disponíveis imediatamente, isto é, dinheiro no caixa ou na conta corrente. Aqui são excluídos, além dos estoques, contas a receber e aplicações de longo prazo.

Liquidez imediata = Disponibilidades / Passivo circulante

 

Saiba como interpretar os resultados dos índices de liquidez:

Um índice de liquidez igual a 1 significa que os recursos de uma empresa são equivalentes às suas dívidas e o patrimônio é suficiente para quitar as suas obrigações.


Um índice de liquidez maior que 1 mostra uma empresa que tem mais recursos que o necessário para pagar as dívidas que assumiu. Essa liquidez pode ser reinvestida, utilizada para facilitar a obtenção de crédito bancário ou atrair investidores.

Um índice de liquidez menor que 1 revela uma empresa em uma situação pouco sustentável: os recursos disponíveis não seriam suficientes para pagar todos os credores.

Outros índices também revelam, por exemplo, o quanto a sua empresa tem sido eficiente em aplicar os seus recursos (giro do ativo) ou o quão lucrativa é a sua atividade (índices de rentabilidade).

 

Calcule os índices de liquidez do seu negócio com a planilha de balanço patrimonial + DRE da Excel Solução para apoiar sua gestão empresarial e seu planejamento financeiro. Conheça a versão completa da planilha clicando aqui.

Apenas digite as informações do seu negócio para que o modelo Excel faça todos os cálculos e mostre os índices já consolidados a partir dos dados do balanço patrimonial e DRE.

 

Conheça mais dicas sobre Índices de Liquidez acessando o artigo do Portal de Contabilidade

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top