skip to Main Content

Abertura de Empresa: Veja o que é necessário para começar seu negócio

Abertura de empresa é o sonho de 66% a 77% dos entrevistados, de acordo com dados da revista PGN e do Jornal O Sul. Números que mostram como cada vez mais pessoas buscam autonomia financeira presente no empreendedorismo.

Sendo assim, é seguro dizer que a grande maioria dos brasileiros hoje deseja saber como montar uma empresa e abrir um negócio.
Neste post trazemos informações sobre abertura de empresa para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para a sua vida no empreendedorismo.

Como abrir uma empresa: passo a passo

O SEBRAE conta com um serviço especial para ensinar aos novos empreendedores como abrir uma empresa.

Os passos são:

1. Consulta e Viabilização: Nessa etapa você irá pesquisar antecipadamente a respeito da existência de empresas constituídas com nomes idênticos ou semelhantes ao desejado.
2. Alvará de funcionamento: Você deverá consultar a prefeitura da sua cidade para saber quais são os detalhes para obter o alvará de funcionamento.
3. Registro de Pessoa Jurídica: antes de saber como abrir CNPJ você precisará procurar a Junta Comercial do seu estado, ou o Cartório de Registro de Pessoa Jurídica e fazer o registro.

Em resumo, são estes os três passos necessários para abrir uma empresa.

Quais são os documentos necessários para fazer o registro na Junta Comercial

Para fazer o registro a junta comercial exigirá diversos documentos, que são divididos em duas categorias:

  • O Contrato Social;
  • Todos os documentos de identificação de cada sócio.

abertura de empresas

O que é o Contrato Social

O Contrato Social é a principal diferença entre a abertura de empresa tradicional e a abertura MEI. Em um Contrato Social devem constar:

  • Os interesses das partes;
  • O Objetivo da empresa;
  • A descrição detalhada do aspecto societário e como as cotas serão integradas entre todos os envolvidos em uma empresa.

Lembrando que um Contrato Social só tem validade quando é assinado por um advogado. Por essa razão as Micro Empresas e as Empresas de Pequeno Porte são mais fáceis de iniciar, pois elas são isentas da assinatura de um advogado.

Quais são os documentos de identificação necessários

Cada sócio deverá apresentar:

É sempre bom reforçar que os preços e os prazos para abertura de empresa variam de estado para estado.

O papel do escritório de contabilidade na abertura de empresa

Muitos novos empreendedores se perguntam se precisam de uma assessoria contábil para abertura de empresa, a resposta depende de alguns fatores.
É possível passar por todo o processo de abrir um negócio em modelo de abertura MEI sem a necessidade de um escritório de contabilidade.

Já no caso das grandes empresas há mais desafios, pois outros elementos entram na conta:

  • Haverá necessidade para um escritório?
  • Qual será o investimento inicial?
  • Quantos funcionários serão contratados?

Enfim, são diversas perguntas envolvidas na abertura de uma empresa e quanto mais complexa for a operação, maior será a probabilidade do empreendedor precisar de uma assessoria contábil.

planilha de plano de negócios em excel

Faça uso das estratégias e ferramentas de planejamento para abertura de empresa

Apesar da burocracia, a parte de abrir uma empresa é a mais fácil. Os desafios virão quando você entrar no mercado e colocar a sua empresa para ser testada pelo cotidiano.
Dados do IBGE mostram que 6 em cada 10 empresas fecham nos primeiros cinco anos. Esse número, apesar de alarmante, não serve para assustar, mas sim como um aviso de que você precisará manter a cabeça fria e controlar as situações.

Para começar, aconselhamos que você faça uso das principais ferramentas de planejamento, elas são:

A Análise SWOT, utilizada para descobrir as Forças, as Fraquezas, as Oportunidades e as Ameaça que a sua empresa poderá enfrentar;
O 5W2H, uma estratégia focada na execução de tarefas;
O Canvas, usado para estruturar de maneira visual o seu modelo de negócios;

Com essas 3 ferramentas será possível elaborar um panorama da situação real da sua empresa dentro do mercado.

Dicas extras de como montar uma empresa

O que nós apresentamos até aqui são os passos objetivos para abrir uma empresa. Ou seja, os trâmites legais para que você possa saber como abrir um CNPJ e manter a sua empresa regularizada.

Agora mostraremos dicas extras de processos que você pode adotar na sua empresa para que ela esteja, desde os primeiros dias, com os gastos controlados.
São soluções práticas que, quando adotadas cedo, garantem a longevidade de todo empreendimento.

abertura de empresas
Mantenha as contas em dia

O fluxo de caixa é o índice que aponta a movimentação dos recursos na sua empresa, mostrando os ganhos, os investimentos e as obrigações financeiras.
Manter o controle rígido sobre o fluxo de caixa é uma das ações mais eficazes para garantir a longevidade da sua empresa. Pois esse índice é capaz de prever crises e mostrar quando os meses de menor entrada financeira virão.

Clique aqui e acesse a Planilha de Fluxo de Caixa em Excel e tenha uma ferramenta simples e prática para auxiliar na gestão financeira da sua empresa.

Encontre o ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o indicador financeiro que mostra quando uma empresa começa a gerar lucros.
O cálculo do ponto de equilíbrio identifica quantas vendas serão necessárias para que a empresa cubra os custos das mercadorias, os gastos de operação e as obrigações com os investidores.

Clique aqui e faça o download da Planilha de Ponto de Equilíbrio e controle o preço dos seus produtos ou serviços com base em informações sólidas e objetivas. Assim você será capaz de encontrar o ponto ideal entre os preços praticados, e os gastos necessários.

Faça o orçamento empresarial

O orçamento empresarial é o elemento central no planejamento financeiro da empresa. Ele formaliza o desempenho das funções administrativas gerais contábeis de uma marca ou instituição. Indispensável para quem deseja abrir o próprio negócio.

Faça o download da Planilha de Orçamento Empresarial e planeje as receitas, os gastos e os investimentos do seu negócio. Acompanhe também a evolução de todos os indicadores ao longo dos meses.

Controle o livro caixa

No livro caixa estarão registrados todos os recebimentos e pagamentos feitos por uma empresa, em ordem de dia, mês e ano. Um excelente auxiliar dos registros contábeis.
Controlar o livro caixa é mais uma das melhores soluções para garantir que a vida financeira da sua empresa esteja sempre organizada.

Clique aqui e faça o download da Planilha de Livro Caixa, desenvolvida especialmente para que você organize todas as informações em uma ferramenta prática, intuitiva e muito segura. A planilha também conta com relatórios e gráficos que mostram a evolução das entradas e saídas.

Conheça o pacote de planilhas para abertura de empresa

Clique aqui e conheça o pacote com 9 Planilhas para Abertura de Empresa.

Contém todas as ferramentas necessárias para quem está iniciando no empreendedorismo e também para todas as empresas que desejam fazer uma melhor gestão financeira e de processos.

O pacote de planilhas incluí:

  • Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica;
  • Planilha de Plano de Negócios;
  • Planilha de Planejamento Estratégico;
  • Planilha de Formação de Preços para Serviços;
  • Planilha de Formação de Preços para Produtos;
  • Planilha de Fluxo de Caixa;
  • Planilha de Cadastro e Controle de Clientes (CRM);
  • Planilha de Plano de Marketing;
  • Planilha de Processo Seletivo.

Com essas 9 ferramentas você poderá começar a sua empresa com segurança e agilidade, garantindo que todas as decisões sejam embasadas por dados e informações precisas.
Aproveite a promoção e obtenha todas as planilhas por um preço muito atraente.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top