skip to Main Content

Veja o Modelo de Orçamento Empresarial e saiba como fazer na empresa

O modelo de orçamento empresarial é o detalhamento das receitas e despesas da empresa ao longo de um período. Essa previsão é baseada em dois fatores:

  • Histórico;
  • Análise das possibilidades futuras.

Ou seja, o orçamento é um estudo com objetivo de prever os gastos e as receitas da empresa. Sua utilização é estratégica e serve para os gestores avaliarem quais são as possibilidades de investimentos futuros, além de criar demonstrativos financeiros para grupos de sócios, investidores e acionistas.
Neste post trazemos informações sobre modelo de orçamento empresarial para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

Itens essenciais do modelo de orçamento

Um modelo de orçamento empresarial, normalmente, é constituído com:

  • As despesas;
  • As receitas;
  • Os investimentos;
  • O fluxo de caixa projetado.

Quais são as etapas para criar um orçamento empresarial

O orçamento empresarial é dividido em 5 etapas, que são:

1. O levantamento das despesas, das receitas e dos investimentos;
2. A análise das informações: com os dados se inicia a fase da análise, quando as informações reunidas são utilizadas para fazer a projeção do fluxo de caixa, por exemplo;
3. A composição, os dados reunidos são organizados em forma de orçamento;
4. Avaliação do fluxo, quando os dados reais são comparados com os dados projetados;
5. A finalização e avaliação dos saldos e resultados. Quando os gestores trabalham com base nos números reais e projetam um novo orçamento.

banner planilhas financeiro excel


Como utilizar um modelo de orçamento empresarial em 4 fases

1ª Fase: Reúna as informações e defina as metas

Essa é a fase da elaboração das metas, ela requer cuidados, pois uma meta inalcançável poderá manchar a imagem da empresa no futuro diante dos investidores, por outro lado, uma meta baixa pode representar falta de engajamento e ser pouco atraente, sobretudo na busca por novos sócios.
Para planejar as metas de vendas, por exemplo, será necessário considerar o retorno sobre o investimento (ROI), tomando cuidado para considerar um percentual de remuneração para cada sócio antes de estabelecer uma meta de resultados.

A projeção de faturamento também deve considerar todos os custos operacionais (o ponto de equilíbrio econômico). Nesse sentido, as projeções devem ser o bastante para equilibrar as contas e remunerar os sócios.
Após a projeção das receitas, os gestores já terão uma ideia dos recursos que a empresa terá, o que garante um bom e organizado planejamento financeiro empresarial.

2ª Fase: Organize os custos e as despesas

A segunda fase é parecida com a primeira, mas nesta os gestores irão levantar os custos, as obrigações e as despesas da empresa.

Essas informações podem ser organizadas por:

  • Unidade de negócio;
  • Centros de custos;
  • Contas contábeis.

É interessante também informar as possibilidades de redução de cada gasto. Todos esses dados são a base do planejamento orçamentário.

Os gastos apurados são:

  • As despesas operacionais;
  • Gastos com a equipe.

As despesas operacionais são os gastos com aluguéis, contas, equipamentos, ferramentas, uniformes, taxas, embalagens, transporte, etc. Já os gastos com a equipe são todos os custos envolvendo os colaboradores: treinamentos, salários, bonificações, etc.

3ª Fase: Faça a projeção da margem de contribuição

Projete a margem de contribuição com o maior número de detalhes possível por segmento. Dividindo os produtos em linhas, famílias, grupos e serviços. Também é possível elaborar a projeção conforme os canais de vendas da empresa, por exemplo: lojas físicas, representantes, distribuidores, etc.
O detalhamento é importante, pois com ele será possível identificar a variação de desempenho entre os produtos, serviços e canais de vendas. A comparação dos resultados garante que os gestores possam agir diretamente sobre os pontos mais fracos da organização.

4ª Fase: Estipule as transformações necessárias

Após descobrir quais são os pontos fracos da empresa, é chegado o momento de definir o destino dos investimentos com base nas necessidades operacionais. Por exemplo, uma empresa que venda muito menos no site em comparação à loja física, precisa investir em soluções de marketing digital, remodelagem da página, otimização do e-commerce, etc.

banner planilhas financeiro excel


Passo a passo para criar um orçamento empresarial com a planilha pronta

Ao final deste artigo apresentamos uma planilha pronta, com ela você será capaz de criar o seu orçamento empresarial de maneira rápida e intuitiva.

Os passos são:

1. A página de “Instruções” da planilha mostra um resumo de como utilizar os recursos,

modelo de orçamento empresarial - planejamento financeiro, planejamento estratégico e planejamento orçamentário
o primeiro passo será escolher quais dados serão avaliados, no nosso exemplo, vamos selecionar “por vendedor”.

modelo de orçamento empresarial - planejamento financeiro, planejamento estratégico e planejamento orçamentário
2. Depois você deverá inserir os valores reais do orçamento empresarial

modelo de orçamento empresarial - planejamento financeiro, planejamento estratégico e planejamento orçamentário
3. Agora você já pode fazer a comparação dos dados consolidados, das informações orçadas com as informações reais, como apresentados na tabela abaixo:

planejamento financeiro, planejamento estratégico e planejamento orçamentário empresarial
4. A Planilha também oferece uma série de gráficos para facilitar a visualização das informações. Esses dados podem ser convertidos em um documento PDF ou impressos.

planejamento financeiro, planejamento estratégico e planejamento orçamentário empresarial

Conheça as planilhas desenvolvidas especialmente para gestores

Clique aqui e faça o download da Planilha de Fluxo de Caixa em Excel e faça a gestão financeira da sua empresa com segurança e praticidade.

Precisa desenvolver o Plano de Negócios? Clique aqui e faça o download desta Planilha Pronta em Excel com todos os recursos para desenvolver um plano de negócios, podendo até mesmo gerar relatórios prontos para impressão. Perfeita para o planejamento estratégico da sua empresa.

Você também clicar aqui e fazer o download da Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica, com ela será possível descobrir o andamento dos projetos e prever se os planos da empresa são viáveis financeiramente.

Por fim, clique aqui e acesse a Planilha Pronta de Orçamento Empresarial, com todos os recursos necessários para você desenvolver todas as etapas do Orçamento Empresarial (como foram apresentadas neste artigo), com ela planilha você será capaz de:

  • Planejar e organizar os gastos;
  • Planejar e organizar as receitas;
  • Acompanhar os investimentos;
  • Avaliar o desempenho da empresa ao longo dos meses.

Desenvolvida em Excel, a planilha intuitiva não requer conhecimentos profundos sobre o programa. Faça o download do modelo degustação.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top