skip to Main Content

Entenda o que são metodologias ágeis, os tipos e o manifesto ágil

No início dos anos 2000 os maiores desenvolvedores de softwares do mundo se uniram para criar as metodologias ágeis. São diversas técnicas que mudaram completamente o mercado, essa tendência cresceu, incorporou outras práticas e se espalhou para todos os setores.

Baseadas no manifesto ágil, as metodologias ágeis são responsáveis por acelerar os processos e melhorar a entrega das empresas. Se hoje você tem um smartphone recheado de aplicativos, é graças às metodologias ágeis.
Elas foram tão inovadoras que saíram do nicho de TI e ganharam todos os mercados.

Trazemos informações sobre metodologias ágeis para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

O que são metodologias ágeis

A metodologia ágil é um modelo de produção adotado com base em uma nova maneira de enxergar os processos de uma empresa. Todas as metodologias ágeis são baseadas no “Manifesto Ágil”, documento que rompeu barreiras na busca por aumentar a produtividade de uma empresa.
Por exemplo: nos anos 90, quando uma empresa desejava lançar um novo software, ela precisaria de meses, talvez até anos, no desenvolvimento do produto. Essa demora fazia com que o resultado ficasse até mesmo desatualizado.

Após a implementação das metodologias ágeis, softwares são lançados com “o mínimo necessário para que o cliente possa fazer uso”. E as atualizações são feitas em tempo real, com base nos feedbacks enviados pelos usuários do software, ou aplicativo.
Ou seja, além do lançamento ser muito mais rápido, ainda há uma troca constante entre empresa e consumidor, aumentando a qualidade do produto final.
Nascidas entre os desenvolvedores de softwares, as diferentes metodologias ágeis rapidamente ganharam outros setores de atuação. Hoje, muitas empresas se beneficiam dos métodos agile e são capazes de entregar produtos com muito mais velocidade.

O que é o Manifesto Ágil

Elaborado por um grupo de desenvolvedores de Software no final da década de 90, assinado oficialmente em 2001, o manifesto ágil foca na diminuição da burocracia.

Os quatro valores principais do manifesto são:

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas”;
  • “Software funcional mais que documentação abrangente”;
  • “Colaboração do cliente mais que negociação de contratos”;
  • “Responder a mudanças mais que seguir um plano”.

Ou seja, ele lida com pessoas. O manifesto ágil evita que empresas invistam muito tempo e muito esforço humano no desenvolvimento de um produto que chegará atrasado ao mercado.
Para os idealizadores, é mais importante se concentrar “no que o cliente quer agora”, resolver o problema mais urgente do cliente hoje, e ir resolvendo problemas adjacentes e incorporando funções no futuro.

banner canvas modelo de negócio


Tipos de metodologias ágeis

Na período entre 1999 e 2002 surgiram diversas estratégias baseadas no manifesto ágil – assinado oficialmente em 2001 – sendo assim, muitos times de desenvolvedores criaram a sua própria metodologia ágil.
Algumas são específicas e aplicáveis somente no universo das desenvolvedoras de softwares e aplicativos, já outras podem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos. Há inclusive metodologias que são usadas por profissionais liberais e freelancers.

Separamos 4 tipos de metodologias ágeis que se encaixam em praticamente qualquer modelo de negócio. Acompanhe:

FDD – Feature Driven Development

Criada entre 1997 e 1999, por Jeff De Luca, em Singapura, essa metodologia se concentra em dividir uma tarefa final por funcionalidades e investir os esforços para tornar cada funcionalidade melhor.

Traduzida literalmente como “Desenvolvimento guiado por funcionalidades”. Nela, todas as tarefas são decompostas em 5 princípios, são eles:

  • Desenvolver um modelo abrangente – que contará com todas as funcionalidades;
  • Construir uma lista de funcionalidades;
  • Planejar execução por funcionalidade;
  • Detalhar por funcionalidade;
  • Construir por funcionalidade.

Portanto, a FDD é uma ótima metodologia ágil para fábricas, pois garante que a empresa se concentre nas funcionalidades dos produtos. Isso evita a produção de equipamentos “que fazem muito, mas não fazem nada”.
Usando o FDD e concentrando esforços em cada função a empresa vai gerar equipamentos que talvez tenham menos funções, mas que cada função funcione perfeitamente.

XP – eXtreme Programming

A metodologia eXtreme Programming (ou XP), também foi criada em 1997. Focada em práticas de engenharia, é muito comum no setor de desenvolvimento de softwares.

A XP busca melhorar os produtos com base nos feedbacks enviados pelos clientes. Suas três premissas são:

  • Simplicidade: remover funções desnecessárias ou que atrapalhem o uso;
  • Feedback constante: contato frequente com os usuários do produto;
  • Mudanças ágeis: adaptações e atualizações constantes para que o produto jamais fique obsoleto.

A metodologia eXtreme Programming é perfeita para quando o cliente não tem certeza do que precisa. Então, os responsáveis pelo produto lançam um “modelo teste” e as atualizações vão sendo feitas conforme o consumidor apresentar queixas ou problemas.

Kanban

A metodologia Kanban é a única da nossa lista que não foi criada nos anos 90, nem fazia parte originalmente dos métodos ágeis.
Na verdade, o Kanban foi desenvolvido nos anos 60 pela Toyota, e faz parte dos métodos JIT (just-in-time), preceito que diz: “as etapas devem ser feitas o mínimo possível para que o processo possa continuar”.
Sua utilização é muito simples e necessita apenas de 2 itens: o quadro Kanban, e os cartões Kanban (cards).

O quadro é dividido em colunas e cada coluna representa uma etapa da produção, a divisão mais comum é:

  • A fazer;
  • Em produção;
  • Para revisão;
  • Entregue.

Então, a o quadro assim fica dividido em 4 colunas.

Já nos cartões ficam anotados os nomes de cada tarefa. Conforme as tarefas forem evoluindo elas são transferidas para a coluna seguinte. Por exemplo, a tarefa orçamento pode começar o dia na coluna “A fazer”, evoluir para a coluna “Em produção” e terminar o dia na coluna “Para revisão”.
Existem muitos serviços online e aplicativos que contam com o método Kanban, o Trello é uma ótima opção para quem deseja usar o Kanban pelo notebook ou pelo smartphone.

Scrum

A metodologia SCRUM é uma das mais adaptáveis, e por essa razão ganhou o mercado. Sua aplicabilidade é tão eficiente que hoje o SCRUM é utilizado até mesmo por freelancers e prestadores de serviços.
Criada no início nos anos 90, o SCRUM tem como preceito o desenvolvimento constante e incremental. Para a metodologia SCRUM o que vale é o Flow, o fluxo constante na produção.
Sua aplicação se baseia em “sprints” periódicos de produção focada, com feedback diário para cada etapa. – as reuniões de feedback levam o nome de Daily Scrum.

O método SCRUM divide a equipe em três funções principais:

  • Product Owner (PO);
  • SCRUM Master (SM);
  • Desenvolvimento.

O Product Owner é o responsável por apresentar o problema. Ele diz o que ele precisa que seja feito. Em alguns casos o PO pode ser diretamente o cliente.
O SCRUM Master é o responsável por organizar, motivar e engajar as equipes. Ele diz como as coisas serão feitas e facilita a produção do time de desenvolvimento.
O Desenvolvimento produz a solução.

O SCRUM acontece em etapas, sendo que a mais marcante leva o nome de “SPRINT”, quando o time de desenvolvimento recebe sinal verde para começar a produção.
Por ser uma metodologia de desenvolvimento contínuo, o produto é apresentado quase que diariamente ao PO, para que ele possa apresentar feedbacks e assim o time de desenvolvimento é capaz de se aproximar cada vez mais do resultado ideal.

Benefícios das metodologias ágeis

Perceba que as metodologias ágeis são focadas inteiramente na relação UX (user experience). Sendo assim, todos os seus benefícios estão dirigidos para essa forma de atuar, sendo que os principais são:

  • Respostas mais rápidas às necessidades dos clientes;
  • Desenvolvimento em fluxo;
  • Aumento da produtividade;
  • Aumento da cooperatividade entre os setores;
  • Transparência na produção;
  • Aumento da competitividade da empresa diante da concorrência.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens que a metodologia ágil trouxe para o mercado moderno.

banner curso scrum rápido e prático

Aumente a produtividade da sua empresas com SCRUM

Organize a sua produção e elimine os gargalos. Alcance melhores resultados nos seus processos utilizando esse método inovador. Aprenda agora mesmo as técnicas utilizadas pelos melhores gestores do mundo. Transforme a sua produção em um flow constante, independentemente do tamanho da organização. Pode ser utilizado até por profissionais que trabalham sozinhos. Pare de entregar tudo na última hora e melhore a sua resposta aos feedbacks. Assista agora mesmo a primeira aula e aprenda como utilizar esse método incrível.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top