skip to Main Content

Aprenda como fazer uma gestão de vendas integrada com o estoque

Gestão de vendas é o nome dado aos esforços que visam aumentar a lucratividade de uma empresa por meio de estratégias que despertem os interesses de mais compradores.
Toda empresa quer vender mais, isso é claro. Mas quais são os passos necessários para se chegar lá?
A gestão de vendas alia as estratégias de marketing com a gestão correta do estoque de modo que a sua empresa será capaz de aumentar os resultados e ainda garantir que todos os clientes sejam atendidos.

Veja tudo sobre gestão de vendas e aplique este conhecimento na sua empresa!

O que é gestão de vendas

Gestão de vendas é na verdade um termo guarda-chuva. Muitas literaturas usam essa expressão para definir coisas diferentes, mas com o mesmo objetivo: as vendas.

Nós usaremos a definição mais aproximada do que Kotler diria. Então a gestão de vendas abarca esforços na:

  • Prospecção de clientes;
  • Captação de clientes.

Esses dois elementos, estão intimamente ligados com tantos outros que envolvem os esforços de vendas de uma empresa. Mais exemplos são:

Perceba como um simples termo pode ser desenvolvido em diversos caminhos, todos eles envolvendo as atividades voltadas para trazer mais vendas para uma empresa.
E se todos esses elementos fazem parte da gestão de vendas, como saber quais são fatores determinantes para aumentar o número de vendas em uma empresa? Por exemplo, o controle de estoque tem impacto direto no trabalho dos vendedores e a gerência correta implica em preços menores e maior disponibilidade de produtos.

banner planilhas de vendas e marketing


Veja a relação entre o controle de estoque e vendas

Uma gestão de vendas consciente começa com o controle de estoque. Pois, gerenciando corretamente esse setor tão importante de uma empresa os empreendedores serão capazes de economizar dinheiro e garantir que todos os clientes sejam atendidos.

Estoques problemáticos normalmente se apresentam de duas maneiras:

  • A quantidade de produtos no estoque é muito maior do que a capacidade de comercialização dos vendedores, além do recurso financeiro parado, as peças de um estoque dilatado podem ficar obsoletas ou até perder a validade;
  • A quantidade de produtos no estoque é menor do que a capacidade de comercialização dos vendedores dentro do período de consumo, o que pode ocasionar perda de vendas.
  • Para evitar esses dois cenários, é imprescindível que o controle de estoque faça parte de todas as estratégias voltadas para fornecer à equipe de vendas toda a estrutura necessária de modo a atender bem os clientes, sem deixar recursos estacionados.

Como unir marketing e gestão de vendas

O que nos leva ao marketing, parte central de qualquer estratégia de vendas. Um plano de marketing pronto para desenvolver a sua empresa será a força motriz por trás das conversões dos clientes.
O bom marketing vende, ponto final.

Sabemos que o serviço precisa ser competente, que o produto deve ter um preço atraente e que há inúmeras variáveis, mas o marketing é o centralizador de todos esses elementos. Daí surge o que é chamado de mix de marketing.

Os 4P’s do Marketing

O Mix de Marketing ou os 4Ps são os elementos elaborados por Kotler para determinar os fatores de sucesso em qualquer empreendimento. O nome 4P vem das iniciais:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção.

Essas 4 palavras concentram o cerne de um empreendimento.
Por produto entenda aquilo que é ofertado, também pode ser um serviço. O preço é autoexplicativo, o ticket para os consumidores. A praça é o ponto, a localização na qual o produto será comercializado mesmo sendo online, irá vender para um local determinado. Por fim, a promoção são as estratégias do que também é chamado de Propaganda, Merchandising ou simplesmente ações de marketing.

Conheça a planilha plano de marketing em Excel

Clique aqui e baixe essa planilha de vendas e marketing e coloque na prática todos os conhecimentos do marketing aliados à sua gestão de vendas, monitorando resultados e extraindo relatórios de forma automatizada.

Coloque a gestão de vendas na prática

Já definimos que o conceito de marketing pode ser aliado a gestão de estoque para trazer resultados sólidos para uma empresa. Mas como fazer isso na prática?

banner planilhas de vendas e marketing

Agora mostraremos um passo a passo simples de estratégias que são responsáveis por grandes resultados:

1º Faça uma pesquisa de marketing

A pesquisa de marketing é utilizada para posicionar a sua empresa no mercado. Com ela você será capaz de descobrir quais são os gostos da sua persona, ou até mesmo atualizar e elaborar uma nova persona para a sua marca.

2º Encontre um objetivo ousado, porém factível

Antes de entrar na prática e colocar os objetivos diante dos seus vendedores, é preciso descobrir as possibilidades do mercado.

3º Use uma ferramenta confiável para registar as vendas

Uma planilha de vendas simples em Excel pode fazer mágica dentro do seu escritório. Muitos empreendedores investem em soluções CRM (Customer Relationship Management).
Entretanto, com uma planilha você é capaz de registrar as vendas e até criar rankings entre os vendedores. Nesse ponto é importante escolher uma ferramenta que seja fácil de alimentar com informações e disponha os dados de maneira simples.

Baixe a planilha de controle de vendas e estoque em Excel

Clique aqui e baixe agora mesmo um modelo de degustação da planilha com controle de vendas e estoque em Excel, e comece a colher na sua empresa todas as vantagens que uma ferramenta voltada para gestão de vendas pode oferecer.

Use boas estratégias de marketing

Por fim, é preciso prestar atenção especial à administração de marketing. Pois esse elemento irá facilitar, e muito, a vida dos seus vendedores.
Uma boa solução é contar com profissionais de trade marketing para ajudar na elaboração e na implementação das estratégias, especialmente quando falamos das equipes de campo.

Uma forma de começar hoje mesmo é baixar o pacote de planilhas com ferramentas de Marketing e colocar em prática as soluções apresentadas neste artigo, que é composto por:

  • Planilha de Prospecção de Clientes;
  • Planilha de Vendas;
  • Planilha/Ficha de Cadastro de Clientes (CRM);
  • Planilha de Plano de Marketing.

Com esse pacote você será capaz de aplicar todas as etapas de uma gestão de vendas impecável e assim ampliar o alcance da sua marca e as conversões dos seus clientes.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top