skip to Main Content

Faça o cadastro de clientes para definir as estratégias de engajamento

O cadastro de clientes é um excelente auxiliar para conhecer e delimitar melhor o perfil do seu consumidor, descobrindo as preferências de compras e os hábitos de consumo.
Com uma planilha simples a sua empresa poderá desenvolver estratégias de comunicação com base nas informações dos seus consumidores. Utilizando uma planilha de cadastro de clientes é possível desenhar a persona da sua marca, baseando-se somente em dados reais de compras.

E, no mercado moderno, conhecimento é a base para tomadas de decisões assertivas e o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis na empresa.
Nós te fornecemos a informação. Você adquire o conhecimento e transforma em resultados para seu negócio.

Por que fazer o cadastro de clientes

Com uma planilha ou um programa para cadastro de clientes simples você poderá registrar todas as informações dos seus consumidores, os valores das vendas, os produtos que têm mais sucesso e até os vendedores de destaque na sua equipe.

Essas informações são importantes, pois com elas você será capaz de:

  • Elaborar um plano de remuneração por comissão e bonificação para a sua equipe;
  • Estabelecer metas de vendas que irão aumentar o engajamento dos colaboradores;
  • Manter uma agenda de contatos e ser capaz de enviar promoções especiais;
  • Abrir uma comunicação direta com os clientes, com o uso de Newsletters e mensagens nas redes sociais;
  • Oferecer produtos complementares para as vendas já realizadas;
  • Avisar os clientes das novidades, das promoções sazonais e dos lançamentos;
  • Traçar um panorama, identificando quais são os melhores produtos, os principais clientes e as regiões de maior força da sua empresa.

Além de tudo, esses dados serão auxiliares importantes na gestão do relacionamento com o cliente.

banner planilha cadastro de clientes


Quais são as ferramentas para fazer cadastro de clientes

Esse processo pode ser feito com uma ferramenta de cadastro de clientes online que recebe a denominação de “Gestão do Relacionamento com o Cliente CRM (Custumer Relationship Managment). É um sistema de cadastro de clientes, normalmente feito com o auxílio de uma plataforma online.
Contudo, esses serviços exigem a assinatura de um plano mensal e muitas vezes possuem uma interface pouco amigável, requerendo até mesmo um curso de algumas horas antes da sua utilização.

Para aumentar a praticidade, indicamos que você elabore uma ficha de cadastro de clientes, pois ela poderá funcionar até mesmo como um CRM gratuito, sem a necessidade de assinaturas. Você pode usar o Word, mas nós indicamos a elaboração do cadastro de cliente em Excel. Os passos são:

1. Utilize uma coluna para os dados dos clientes, como: nome, endereço, CNPJ, setor de atuação, telefone, comprador (ou contato), vendedor responsável.
2. Use os filtros do Excel para organizar as informações dos clientes e exibir apenas os dados desejados.

Claro que essa é uma solução simplificada, mas apenas esse documento simples poderá ser de grande auxílio para a sua empresa.

planilha controle e cadastro de clientes crm em excel dashboad

Por que fazer cadastro das vendas

Além de todas as vantagens apresentadas no cadastro dos clientes, o chamado cadastro das vendas (que em essência é o mesmo processo) age motivação interna da sua equipe de vendas.
A Revista Exame apresentou dados na matéria “Como incentivar minha equipe para vender mais?” que mostram como as metas estão entre as estratégias de motivação mais eficientes atualmente.

Os responsáveis argumentam que, mais do que elaborar planos de compensação (aumento salarial, por exemplo), seus vendedores desejam regras e metas bem definidas.
E toda meta necessita de uma métrica. Sendo assim, ao fazer o cadastro das vendas você estará abrindo a oportunidade para elaborar metas que tenham um número determinado e um sistema de gestão de métricas eficiente (a própria planilha).

banner planilha cadastro de clientes


Baixe a planilha de Cadastro de Clientes

Conheça a planilha pronta de Cadastro de Cliente Excel, com ela você poderá:

  • Registrar todos os dados dos seus consumidores;
  • Fazer o controle das vendas;
  • Estabelecer metas;
  • Gerar relatórios gerais: como o número de negociações dos últimos meses, as vendas, as receitas, as metas, o ticket médio;
  • Elaborar relatórios específicos como: o total vendido por cliente, por período e por segmento;
  • Obter os dados selecionados em um relatório em PDF.

Essa planilha de clientes pronta contém muitos recursos que estão disponíveis em sistemas como CRM e PRM, sem que você precise assinar uma mensalidade, ou lidar com programas complexos.

Deseja obter mais recursos? Clique aqui e acesse o Pacote de Planilhas de Recursos Humanos. São ferramentas para você organizar a área de RH, gerar indicadores essenciais de controle, gerenciar com precisão todos os dados de Recursos Humanos, fazer a gestão de pessoas com eficiência e ainda controlar os indicadores de desempenho fundamentais para a sua empresa.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top