skip to Main Content

Entenda o que é branding e posicione sua marca de forma estratégica

Saber o que é Branding e aprender técnicas de como colocar ele em prática vai destacar a sua empresa da concorrência. Sem branding, todo o resto são números e valores.

Por exemplo: se duas empresas ofertarem exatamente os mesmos produtos, e o preços também forem iguais, qual será a marca escolhida pelo cliente?
A resposta é: será a marca com quem esse cliente mais se identificar. No livro Digital Branding: Estratégias, táticas e ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital o autor Daniel Rowles mostra como as empresas usam o branding para construir relações sólidas com os seus clientes e, em troca, ganham verdadeiros defensores da marca.

O papel do branding é justamente este: Criar identificação com os seus consumidores. Agregar valor para que a escolha da pessoa pelo seu produto ou serviço não seja puramente em relação ao preço.
Se a decisão do cliente estiver baseada somente no preço, no dia que a concorrência ofertar por menos o cliente irá embora. Por outro lado, se o cliente estiver genuinamente conectado com a sua marca e se identificar com a experiência que seu produto oferece, ele ficará mesmo que o valor da concorrência seja menor

Quando uma pessoa adquire um produto, ou contrata um serviço, ela está criando uma relação de confiança com a marca. E isso vai além de mera precificação. Confiança é construída entre uma personalidade, e outra. Sendo assim, se o branding for forte o bastante, o cliente confiará nos ideais e na personalidade da sua marca.
Veja o que é branding e aplique este conhecimento hoje mesmo na sua empresa!

Branding: o que é branding, qual é a tradução e o real significado de branding

Branding é um conjunto ações utilizadas na construção de uma percepção de marca positiva. Ele contempla todos os processos de gestão de marca e também tem o objetivo de aumentar a sua visibilidade.
O branding também cuida do canal de contato com os consumidores que a marca deverá ocupar por meio das suas ações.

Uma estratégia de branding define as ações para que a marca esteja na mente e no coração do consumidor, de que forma que ela estará presente na vida das pessoas e se torne uma escolha óbvia, tanto em questões racionais, quanto emocionais.
Pense no branding como a construção da personalidade da sua marca. Já o chamado co branding é a construção em conjunto de uma ou mais marcas, contando com diversas parcerias entre empresas e empreendedores.
Por fim, o re branding é o processo de reconstruir ou alterar uma percepção de marca, assumindo então uma nova postura diante dos consumidores.

banner 4ps do marketing


Como fazer branding para sua marca?

Você certamente sabe que há muita complexidade envolvendo uma marca. E assim, fazer a gestão de marca é algo trabalhoso, que necessita de tempo e maturação para que os resultados apareçam.
Uma empresa precisa contar com canais de comunicação, para que o branding possa ser expressado. Assim como todos os profissionais da empresa devem estar envolvidos na absorção das estratégias de branding.
Além disso, para atrair cliente é preciso estabelecer, desde o início, quem é a empresa e quais são os valores dela.

Toda marca deve ter uma identidade forte e coerente. E as ações de branding content são responsáveis por comunicar isso ao público.
Uma estratégia eficiente é capaz de trazer destaque para a marca, torná-la uma autoridade no mercado e demonstrar aos clientes que ela se difere da concorrência em diversos aspectos, sendo o branding content uma das melhores ferramentas para fazer essa conexão com os clientes.

Exemplo do que é branding content

Branded Content é o conteúdo de marca produzido para agregar valor. Então, é todo conteúdo produzido que cria uma conexão com os clientes.

Entretanto, o branding content não tem o objetivo de vender diretamente um item ou falar sobre o produto em si. Se trata de investir em qualidade e relevância sobre um determinado assunto, com o objetivo de se tornar referência nele, veja estes exemplos de branding content:

Red Bull

A marca Red Bull está diretamente associada à bebida energética, contudo, ela também se posiciona como referência em esportes radicais. Sua influência é tamanha que muitos clientes já conhecem a Red Bull apenas pelas ações voltadas para o esporte.
Ou seja, a marca se tornou relevante dentro do setor, construindo uma comunicação sólida com os consumidores. Essa é a força do branding.

Coca-Cola

A Coca-Cola assumiu a postura de uma marca que vende mais do que apenas o produto em si. Ela é dona de um conceito, de um estilo de vida. O público associa o refrigerante à sensação de refrescância, às reuniões em família e até mesmo ao Natal.
Pois, esses valores são expressados constantemente nos conteúdos de comunicação da marca.

Volvo

A Volvo é outra empresa que preza e tem enorme esmero na criação do seu branded content. A empresa sueca faz questão de reforçar a imagem de que seus carros estão entre os mais seguros do mundo.
Então, em todos os seus conteúdos a Volvo busca transmitir essa ideia de segurança. Estejam esses conteúdos em redes sociais ou peças publicitárias.

Essa é a principal tarefa do branding: garantir que o consumidor, ao ouvir o nome da sua marca, faça uma associação imediata com um valor.
Por fim, é preciso compreender que estratégias de branding se retroalimentam. Quanto mais pessoas citarem o mesmo valor em referência à marca, mais fortes serão as estratégias.

4ps de marketing

Os 4 ps são os alicerces de todas as estratégias de marketing e estão diretamente ligados ao branding de uma empresa.
O nome vem das iniciais de cada pilar: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Sendo:

  • Produto: o que você vende, no produto também está incluso o branding design;
  • Preço: o ticket médio do seu produto;
  • Praça: o local onde a sua empresa está inserida e as vias de acesso que ela tem até os clientes, praça está envolvida com o branding experience do seu cliente;
  • Promoção: suas estratégias de comunicação e a forma como a sua empresa se posiciona no mercado.

É preciso reforçar que apesar da Promoção estar diretamente associada ao branding, os outros três pilares também estão intimamente ligados à percepção que o cliente tem da marca.
Por exemplo, uma empresa que tenha o luxo como um dos valores para o branding não pode cobrar preços muito baratos e acessíveis pelos seus produtos. Já que a percepção de luxo também vem acompanhada da exclusividade de um custo elevado.

Todo material que irá comunicar a marca com o seu público deve levar em conta os 4P’s, técnicas de copywriting são utilizadas para engajar e aproximar a marca dos seus clientes.

O que é rebranding?

Rebranding é o ato de ressignificar a imagem de uma empresa ou produto. Em resumo: uma estratégia cujo objetivo é mudar a percepção do público com relação à marca. Tais ações podem ou não envolver mudanças de nome, logotipo, identidade visual e outros elementos.
Normalmente uma marca investe em rebranding quando a percepção está desgastada ou associada com problemas do passado. A Tim, as Casas Bahia são empresas que passaram por processos de rebranding aqui no Brasil.

O que é branding digital?

Na verdade, não existe diferença entre branding analágico ou digital. A alma da empresa está em todos os lugares, e portanto, os conceitos de Branding também devem ser aplicados às mídias digitais.
O uso das novas tecnologias para desenvolver marcas por meio de interações com os consumidores leva o nome de branding digital, mas é preciso tomar cuidado para não criar uma separação.
Toda marca tem apenas uma personalidade. Ela não pode ser de uma forma no mundo digital (redes sociais) e de outra na interação presencial com os clientes. Por isso, toda e qualquer interação da marca deve manter um posicionamento coeso, coerente e claro. 

banner curso business branding

Aprenda como fazer business branding e deixe de perder clientes

Ganhe destaque dentro do seu mercado. Aprenda como oferecer mais do que um bom preço aos seus clientes. O curso de Business Branding ensina todas as etapas para que você seja capaz de aplicar as lições hoje mesmo. Faça parte do grupo de pessoas que estão transformando empresas e criando marcas relevantes. Seja mais do que alguém que vende produtos, construa uma marca sólida no mercado.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top