skip to Main Content

Aprenda o que é marketing digital e aplique os 4Ps do marketing

Saber o que é marketing digital é o primeiro passo para aumentar o valor da sua empresa e tornar ela relevante para o consumidor.

Estratégias de marketing digital são usadas para aumentar o relacionamento entre consumidor e marca.
Aprenda suas funções e use essa nova maneira de se relacionar com o público que tem ampliado os resultados das organizações.

Também chamadas de marketing online, as estratégias de marketing digital transformaram as empresas em mais do que solucionadoras de problemas. As empresas que querem se modernizar devem desenvolver conteúdo relevante para seu público, mantendo uma relação constante com ele.
Aprenda sobre marketing digital e coloque em prática na sua empresa hoje mesmo.

O que é Marketing Digital?

Marketing digital funciona como a evolução natural do que nós podemos chamar de marketing tradicional. Com a adesão das pessoas às mídias sociais, sites, blogs e canais de vídeos, criou-se a necessidade de adaptar o marketing convencional para a nova forma de consumo de conteúdo.
Em outras palavras: com o público trocando a TV e o Rádio pela Internet, coube ao marketing traçar estratégias para se comunicar com as pessoas nesta nova mídia, segmentar o público e criar conteúdo relevante para ele.
Dessa junção de marketing digital e geração de conteúdo surge o chamado Marketing de Conteúdo.

Como fazer Marketing Digital – Marketing online

Como dissemos, marketing digital são os esforços para entregar ao cliente conteúdo relevante e assim criar uma conexão com esse consumidor, sobretudo nas redes sociais.
Por essa razão, é quase impossível separar hoje marketing digital e mídias sociais, uma vez que a aplicação do marketing online encontra sua força no relacionamento com os clientes por meio dos canais digitais.

Há muitas formas de faze-lo, os principais exemplos são:

  • Publicações em redes sociais;
  • Vídeos;
  • Artigos para blog;
  • E-mail marketing;
  • Cursos online;
  • Ebooks;
  • Entre outras.

banner 4ps do marketing


Coloque em prática uma estratégia agora mesmo

Você pode começar hoje mesmo  uma estratégia de marketing digital, para isso você deve:

  • Encontrar o nicho do seu consumidor;
  • Garantir o equilíbrio na gestão dos 4ps de marketing;
  • Desenvolver conteúdo relevante para a sua persona.

Note que conteúdo relevante também pode ser entendido como aquele que faz sentido dentro do seu nicho. Uma vez que não há conteúdo certo ou errado, trata-se de encontrar o conteúdo que desperte o interesse no seu cliente.

Para isso, convém entender alguns conceitos de marketing digital, são eles:

  • Marketing 4.0;
  • 4ps do Marketing;
  • Nicho em Marketing.

Explicaremos os três em detalhes.

Marketing 4.0

Nossa era de avanços tecnológicos recebeu o nome de quarta revolução industrial, graças às profundas mudanças que a Inteligência Artificial, a Internet das Coisas o uso de Dados em Nuvem vêm trazendo para a sociedade.
Nesse sentido, o marketing planejado para os novos tempos recebeu o nome de marketing 4.0, por estar adaptado aos novos hábitos das pessoas.

4ps do marketing

Kotler definiu que toda estratégia de marketing tem 4 pilares: produto, preço, praça e promoção.

O marketing digital abraçou os 4ps e adaptou para a realidade do marketing online. Hoje eles são:

  • Produto: aquilo que é fabricado ou fornecido pela empresa;
  • Preço: o valor do ticket médio do produto;
  • Promoção: as estratégias para que o cliente entre em contato com a marca, e aqui estão inseridos os investimentos em marketing de conteúdo;
  • Praça: a mudança mais significativa do marketing digital, pois hoje uma empresa é capaz de estar em diversos lugares ao mesmo tempo, como é o caso dos e-commerces. Sendo assim, a praça está relacionada com a
  • sua facilidade de acesso, mais do que com a sua posição física.

O que é nicho no marketing digital

Nicho é a segmentação do público, feita para garantir que o conteúdo gerado tenha relevância para o cliente desejado. Essa diferenciação pode ser avaliada em intensidades, assim, diz-se que um mercado é pouco ou muito nichado.

Por exemplo: uma empresa que produz tênis esportivos atua no nicho macro de esportistas. Contudo, essa empresa também pode segmentar ainda mais e atuar apenas para atletas interessados em praticar corrida, nichando ainda mais, a empresa pode vender tênis feitos especialmente para corridas de longas distâncias, como maratonas.
Essa segmentação é fundamental, pois com ela a empresa é capaz de planejar e desenvolver conteúdo relevante ao público. Quanto mais nichado for um mercado, mais específicos serão os assuntos abordados em uma estratégia de marketing digital.

banner plano de marketing em ppt

Aprenda sobre e mude a sua empresa

Desenvolva conteúdos relevantes e conquiste seus clientes. Faça o seu consumidor saber que a sua empresa tem muito para oferecer. Aprender sobre marketing digital vai mudar a sua maneira de enxergar o mercado, faça parte do grupo de pessoas que abraçou essa nova forma de fazer negócios.
Pare de perder investimentos com propaganda e conteúdo irrelevante, desperte o interesse dos seus clientes com algo de valor para eles.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top