skip to Main Content

Veja o que é copywriting e faça textos influentes no marketing online

Saber o que é copywriting torna possível aumentar o faturamento da sua empresa apenas com uso de palavras.

Na realidade, o copy (como é conhecido) vai muito além de ser uma simples aplicação, se trata de uma disciplina.
Dominar o copywriting é dominar a arte de vender. As técnicas de copy devem estar na maleta de ferramentas de toda boa empresa, e uma estratégia de marketing terá muito mais resultado quando aplicada em conjunto com o copywriting.

Neste post trazemos informações sobre Copywriting para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

O que é copywriting?

Copywriting é a união de diversas técnicas de escrita e estratégias persuasivas com o objetivo de transformar leitores em clientes. A promessa pode parecer ousada, mas acredite, ela funciona.
Quem afirma isso é Gustavo Ferreira em seu livro Copywriting: palavras que vendem milhões. O profissional, que já conquistou inúmeros clientes e atendeu empresas enormes, é testemunha que um bom copy tem poder para gerar receita por meses.
Muito utilizado no marketing online, o copywriting é um estudo constante na vida de muitos profissionais, que estão sempre desenvolvendo novas técnicas de persuasão.

Diferença entre copywriting x redação publicitária

A redação publicitária e o copywriting possuem objetivos similares, ou até idênticos: atrair clientes. Até mesmo a tradução de copywriting se confunde com redação publicitária. Contudo, as técnicas aplicadas pelas duas estratégias se diferem em alguns pontos.
Enquanto a redação publicitária faz uso de sentimentos e memórias afetivas, o Copywriting tem sua estratégia focada em gatilhos mentais e técnicas de persuasão diretas. Além de tudo, é comum que a redação publicitária faça pouco uso dos argumentos, enquanto o Copy apresenta provas para todas as afirmações utilizadas no texto.

Resumindo: redação publicitária se baseia em emoção e necessidade do consumidor, já o Copywriting explora gatilhos mentais com argumentação persuasiva.

Nota: ao pé da letra, o significado de copywriting ainda é traduzido em alguns livros como “redação publicitária”, mas tome cuidado. Na prática, as duas estratégias se diferem e um redator publicitário nem sempre aplica técnicas de copywriting.

banner marketing e vendas


Copywriting e Marketing Digital

O Marketing Digital atual (também chamado de mkt online ou Marketing 4.0) é povoado por estratégias e técnicas de Copy. Praticamente todas as landing pages produzidas pelas empresas aplicam técnicas de copywriting diariamente.
As estratégias de marketing digital encontraram no copywriting uma forma de acelerar o processo de compra dos clientes. Unindo outbound, inbound, copywriting e storytelling, as agências são capazes de gerar resultados incríveis para os seus clientes.
Tanto que hoje todo bom curso de Marketing Digital online irá dedicar algumas horas ao copywriting, tamanha força de ação dessa estratégia.

Como criar um copywriting de sucesso

Mas, o que é copywriting na prática? Será que é necessário fazer um curso de copywriting para começar uma estratégia? Vamos analisar.
Para criar um copywriting eficiente será preciso aplicar algumas técnicas aprendidas com empreendedorismo e marketing. Falando com precisão: é necessário ter empatia pelo leitor, entender as suas dores e captar a essência dos desejos de quem irá ler o copy.

Você deve utilizar 14 elementos para criar um copywriting poderoso, são eles:

  • Conheça o leitor;
  • Estabeleça o tom do texto – texto formal, amigável, familiar;
  • Crie um título incrível;
  • Conecte-se com o leitor – o leitor precisa saber que você entende as dores dele;
  • Use verbos de ação – use, compre, vista, faça, corra, entre, acesse;
  • Compare informações – isso mostra o valor agregado do que é oferecido;
  • Use argumentos precisos – precisão indica confiança e domínio do assunto;
  • Antecipe negativas/objeções – o leitor irá dizer não, saiba quando e indique outro caminho;
  • Trabalhe a persuasão – argumente com pulso firme;
  • Conte uma história – técnicas de storytelling são excelentes aliadas do copy;
  • Faça perguntas que tenham respostas positivas – isso posiciona o leitor em um contexto afirmativo;
  • Fale com as palavras escritas – escreva como você fala, isso traz proximidade;
  • Reforçe o tópico principal – mantenha a ideia central na cabeça do leitor;
  • Venda benefícios e experiências – ninguém vende sofás, vende o conforto de um lugar aconchegante para curtir um filme com a família.

No próximo item nós vamos mostrar um exemplo de Copywriting, contudo, antes de chegarmos lá precisamos resolver as principais dúvidas de quem quer criar um copy.

“Existe um tamanho mínimo ou máximo?” Não, cada produto ou serviço terá o copywriting de tamanho específico. Na verdade, essa estratégia vai direto ao ponto e segue a regra de menos é mais.

“Preciso fazer uso de todos os 14 elementos no meu copy” Também não, o uso de cada um dos elementos irá diferir conforme a necessidade do copy. É preciso ter sensibilidade para saber quando usar cada item da lista.

“Os itens do copywriting são regras inquebráveis?” Não, mas é preciso tomar cuidado. Use as indicações até que você tenha confiança para saber quando e como quebrar as regras.

“Posso baixar e usar modelos de copy prontas?” Claro que não, cada copy é feita especialmente para um produto. Usar uma versão pronta dificilmente terá o resultado desejado.

Exemplo de Copywriting

O Banco Digital Nubank tem um dos melhores Copys do setor. Simples, claro, direto e alinhado com o perfil dos consumidores, ele diz:

“Uma foto do nosso cartão para te lembrar que ele não é apenas lindo, mas também rápido, contactless, sem burocracia, facinho de usar e você faz tudo pelo app.“

Em apenas 2 linhas a empresa foi capaz de se conectar com o público, entender as dores do consumidor, oferecer comparações, vender experiências e ainda deixar uma ação implícita. Apesar do copy não contar com verbos de ação, o contexto geral leva o leitor à pesquisar o nome do banco na loja de aplicativos.

SEO e Marketing Digital

Parte dos esforços do marketing digital está na correta aplicação das técnicas de SEO (search engine optimization). Quando um conteúdo deve estar adaptado para os motores de busca disponíveis na internet (como Google e Bing).
As técnicas de Copywriting também fazem uso de muitas estratégias de SEO para manter o texto simples, direto e enxuto. Uma vez que a comunicação na internet deve ser a mais breve possível, do contrário o leitor irá desistir e o copy perde a força.

8 Ps do Marketing

Nos últimos anos houve também uma atualização da teoria desenvolvida por Philip Kotler. O livro Marketing 4.0 do mesmo autor apresenta os 8 ps de marketing, substituindo os 4 ps de marketing anteriores.

Os 8 Ps de marketing são:

  • Produto;
  • Preço;
  • Praça;
  • Promoção ;
  • Pessoas;
  • Posicionamento;
  • Processos;
  • Performance.

Produto é o que é ofertado aos clientes, preço é o ticket médio para aquisição do produto. Praça é a localização da empresa ou o alcance que ela tem (para e-commerces), promoção é a comunicação da empresa com os consumidores. Estes eram os 4 ps originais.

Deles surgiu a necessidade da inclusão de pessoas, que abrange o perfil do público. Já os processos são os aspectos funcionais da empresa, como ela atende as pessoas. O posicionamento são as convicções expressas pela marca e a performance diz respeito aos feedbacks enviados pelos compradores da empresa.
Conhecer os 8 ps de marketing é tarefa fundamental para todo copywriter que deseja atuar no mercado.

Como atua um copywriter profissional

Um profissional de copywriting pode atuar no mercado de diversas maneiras, as mais comuns são:

  • Freelancer em divulgação digital, gerando cartazes, textos e banners para empresas;
  • Profissional de mídia, criando ações de marketing digital nas mídias sociais ;
  • Copywriter alocado em agência; profissional freelancer que atua para uma agência por vez;
  • Copywriter contratado; profissional exclusivo de uma agência.

banner curso copywriting na prática

Aprenda copywriting e transforme seus textos em dinheiro

Um texto de copywriting bem escrito é capaz de converter muitos clientes. Acesse o curso de copywriting e aprenda as técnicas utilizadas pelos melhores profissionais do mercado. Por um valor baixo você irá aprender como utilizar gatilhos mentais para transformar seus textos em receita. Veja agora mesmo como aplicar as técnicas de copy e faça parte do time de copywriters que estão revolucionando as vendas. Pare de investir tempo em textos sem engajamento e aprenda como transformar as suas palavras em conversões.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top