skip to Main Content

CONTAS A RECEBER: 4 dicas para melhorar seus recebimentos + Planilha grátis

Receber em dia é essencial para quitar as próprias dívidas e manter o negócio funcionando. Algumas dicas podem ajudar a transformar as contas a receber em dinheiro em caixa. Otimize seu controle de contas a receber em excel.

 

A desorganização nos pagamentos pode gerar gastos desnecessários com multas e juros pelo atraso, além de comprometer a sua reputação no mercado como cliente.

Poder se organizar para ter as suas dívidas quitadas é muito positivo para o seu negócio, mas para tanto é importante lembrar porque o caixa funciona como um fluxo. Os recebimentos geram recursos para honrar os compromissos assumidos pela sua empresa, mas para manter esse ciclo funcionando é preciso primeiro estar em dia com suas contas a receber e contas a pagar.

Leia na lista a seguir algumas dicas sobre como trabalhar melhor com os seus recebimentos para manter um fluxo de caixa positivo para o seu negócio.

 

contas a receber, contas a pagar e controle financeiro empresarial para fluxo de caixa em planilha excel
Modelo de contas a receber – controle financeiro

 

1. Automatize seus controles

Seja uma planilha simples ou um sistema mais complexo desenvolvido com exclusividade para o seu negócio, contar com um sistema automatizado é fundamental para começar a organizar as contas a receber da sua empresa.

Esse sistema será o ambiente onde todas as movimentações devem ser registradas e centralizadas, de modo a facilitar o seu monitoramento e controle financeiro.

Você pode fazer o download de uma planilha de contas a receber em excel gratuita clicando aqui.

 

2. Implemente processos de cobrança

A partir da listagem de todas as contas a receber em excel, você pode criar uma rotina com pequenas ações e garantir que os recebimentos previstos de fato se tornem dinheiro em caixa.

Assim como o seu negócio, os seus clientes também têm seus sistemas e prazos internos. Emitir as cobranças e enviá-las com agilidade permite ao seu cliente que se prepare para cumprir com o pagamento no prazo certo.

Outra ideia simples e eficaz é enviar um lembrete aos seus clientes quando o prazo para o recebimento estiver chegando ao fim. Desse modo, a sua organização ajuda o seu cliente a se organizar também.

 

3. Incentive o pagamento adiantado

Uma prática comum é avaliar a concessão de benefícios para incentivar que os seus clientes paguem no prazo certo ou mesmo com adiantamento. É possível, por exemplo, emitir boletos com desconto especial para pagamento até o dia do vencimento e também com um abatimento ainda maior para pagamentos mais adiantados.

Conceder essa facilidade faz com que o seu cliente priorize o compromisso que assumiu com a sua empresa e aumenta as suas chances de receber na data prevista.

Por outro lado, é justo cobrar de clientes que pagam com atraso multas e juros proporcionais ao tempo atrasado, já que a inadimplência prejudica o seu fluxo de caixa e o seu planejamento financeiro.

 

Planilha Fluxo de caixa realizado, contas a pagar e receber

 

4. Tenha atenção ao conceder crédito

Aqueles que honram as dívidas que assumem e o fazem no prazo combinado sem dúvidas merecem benefícios e condições especiais ao fazer negócio com a sua empresa: afinal, ter bons clientes é exatamente o tipo de relação que os empreendedores devem procurar cultivar.

Já os clientes que têm um histórico de pagamento ruim precisam ter a sua situação analisada: será vantajoso oferecer mais crédito para aqueles que já se provaram ser maus pagadores?

 

 

+3 DICAS EXTRAS PARA VOCÊ:

 

DICA 1:  Gerencie suas contas a receber com uma planilha grátis

Com esta planilha você registra seus lançamentos e terá a relação de contas recebidas e a receber para o controle financeiro. Saiba quais são suas contas recebidas, vencidas ou vencimentos futuros, além de registrar informações como data, valor, nome fornecedor e status, você poderá usar filtros para visualizar o relatório detalhado. Clique e confira a planilha grátis de contas a receber em excel.

 

 

DICA 2: Automatize sua gestão financeira de contas e fluxo de caixa

Conheça a planilha que consolida seus lançamentos financeiros de contas a pagar e receber + fluxo de caixa realizado e plano de contas em tempo real. Clique agora e conheça a planilha fluxo de caixa.

 

 

DICA 3: Facilite o registro e fechamento de caixa diário

Tenha o controle de entradas e saídas de dinheiro com a planilha de controle e movimento de caixa diário em Excel! Clique agora e conheça a planilha de controle e movimento de caixa diário.

 

 

Conheça mais dicas sobre contas a receber acessando o artigo do SEBRAE

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top