skip to Main Content

QUANTO TEM NO SEU CAIXA? Controle suas entradas e saídas diárias com o livro caixa

Manter uma planilha de gastos com todas as entradas e saídas de valores fornece uma visão em tempo real das suas finanças e facilita no controle do movimento de caixa. Nesse artigo, vamos falar sobre o livro caixa.

 

O livro caixa é mais um dos documentos contábeis, (assim como o balanço patrimonial e o DRE) que as empresas têm de manter para estar em dia com a legislação. Com exceção dos microempreendedores individuais (MEIs), todo empreendimento é obrigado a utilizar o livro-caixa.

Este documento é bastante similar a um extrato bancário e consiste em uma listagem de todas as movimentações feitas no seu caixa. Assim como os outros documentos citados, o livro caixa também pode ser utilizado como ferramenta para apoiar a sua gestão.

Conservar uma rotina diária de controle de caixa permite saber o que está acontecendo no seu negócio em tempo real e fornece informações para a tomada de decisões estratégicas.

 

Controle suas entradas e saídas diárias com o livro caixa, planilha de gastos excel, movimento diário
Modelo de movimento caixa diário

 

Livro caixa e fluxo de caixa: Qual é a diferença?

O livro-caixa é o documento em que são registradas todas as entradas e saídas do caixa do seu negócio. Essa descrição é bastante parecida com a rotina administrativa do fluxo de caixa. O que exatamente diferencia uma da outra?

O fluxo de caixa nos dá uma visão mais ampla da situação financeira do negócio. No fluxo de caixa é possível lançar gastos e recebimentos que ainda serão realizados no futuro, portanto permite colocar as finanças em perspectiva, analisar as movimentações do caixa dentro de diversos intervalos de tempo e assim até mesmo fazer projeções para o futuro.

Saiba mais lendo o artigo: FLUXO DE CAIXA: O que é e porque usar na sua empresa?

 

planilha movimento de caixa diário livro caixa

 

A aplicação do livro caixa é mais imediata: ele revela quanto você tem no seu caixa neste exato momento (valores em dinheiro apenas). Não são consideradas despesas que ainda devem ser pagas ou pagamentos que ainda serão recebidos na conta corrente: o livro caixa lista as movimentações em dinheiro já de fato realizadas.

Se outros documentos como o balanço patrimonial e o DRE são como fotografias do negócio, o livro caixa é uma fotografia instantânea que mostra o aqui e agora das suas finanças.

 

Como montar o meu livro caixa?

Elaborar o livro caixa é simples, mas demanda organização. Para fazer o seu é necessário manter um registro rigoroso de todas as entradas e saídas do caixa da empresa.

Um sistema específico para monitorar o seu movimento de caixa será muito útil para reunir e facilitar a gestão de todas essas informações. Clique e conheça a planilha de controle de movimento de caixa diário em Excel.

Para utilizar esta planilha, primeiro é preciso inserir cadastrar fornecedores, clientes e saldo inicial do seu caixa. Em seguida, registre as movimentações, uma em cada linha: complete a data em que elas foram realizadas, insira uma breve descrição e o valor para classificar entrada ou saída.

A planilha fará o cálculo automático do saldo parcial após cada movimentação (ao final de cada linha) e apresentará também relatórios e gráficos de entradas e saídas diárias e resumo mensal. Mas lembre-se: o livro caixa não deve conter projeções, apenas o que de fato foi realizado.

Alimentar constantemente o seu livro caixa fornece um monitoramento do caixa do seu negócio em tempo real. Com ele, você tem uma visão pontual do seu desempenho e pode, portanto, pensar em ações que impactem os seus resultados.

Para uma visão mais ampla e estratégica do seu caixa, clique e conheça a planilha de controle de movimento de caixa diário em Excel.

 

 

Conheça mais detalhes sobre legislação e Livro Caixa acessando o artigo do Portal de Contabilidade.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top