skip to Main Content

Conheça as etapas do funil de vendas e aumente sua taxa de conversão

O funil de vendas apresenta caminhos para transformar visitantes do seu blog em compradores assíduos da sua marca.

Também chamado de funil de conversão, foi desenvolvido para organizar seus consumidores em diversos estágios, de acordo com as diferentes etapas da jornada de compra.
O funil de vendas é tão eficiente que é usado pelas maiores empresas de todos os setores.

Neste post trazemos informações sobre funil de vendas para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

O que é funil de vendas?

Funil de vendas (ou funil de marketing) é o nome dado ao processo que acompanha a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa ou solução, até a compra. Portanto, começa na prospecção e direciona o cliente para a concretização do negócio. Cada etapa é baseada em um estratégia de condução, também chamado de aprendizado, até o desfecho desejado.
É representado pela imagem de um funil, pois o número de prospects sempre será maior do que o número de clientes.

O exemplo de funil de vendas clássico é composto por quatro níveis, onde estão localizados:

  • Público-geral/visitantes: aqui estão todos aqueles que fazem parte do seu público-alvo, mas ainda possuem apenas um pequeno interesse na marca;
  • Leads: são contatos qualificados, que demonstraram um problema onde a sua empresa tem a oportunidade de se apresentar como solução, estão em fase de aprendizado;
  • Oportunidades: são leads qualificados, pois receberam uma proposta da sua empresa e estão em estágio avançado de consideração para concretizar a venda;
  • Clientes: são os leads que fizeram uso do seu serviço. Representam a concretização da venda e o fechamento do ciclo clássico.

Este funil de vendas representa o modelo tradicional de operação, contudo, há autores e teóricos do marketing que incluem um quinto estágio no funil, chamado de pós-venda. Para eles, é no pós venda que a empresa consegue atrair o cliente novamente para dentro do funil de conversão.
Já outros autores acreditam que a experiência do cliente com todas as etapas do funil, incluindo a venda, são determinantes para um retorno. E, neste sentido, não haveria, formalmente, um pós-venda. Uma vez que a impressão deixada no pós seja construída durante o processo de venda.
Independente da linha de pensamento adotada, é fato que manter uma boa relação com os clientes é fundamental para garantir a continuidade da relação de negócios.

banner 4ps do marketing


Como atrair clientes para o funil de vendas?

O funil de vendas é, então, uma estratégia de nutrição de leads. Dizemos que um lead é nutrido na medida em que ele aprende sobre as soluções oferecidas pelo seu negócio.

Existem duas estratégias centrais para que um visitante passe do estágio “não conheço a marca” para o estágio de “sou cliente da marca”, são elas:

  • Inbound marketing
  • Outbound marketing

Vejamos como as duas estratégias funcionam em detalhes.

O que é inbound marketing?

O conceito de Inbound Marketing surgiu nos Estados Unidos e se popularizou a partir de 2009, impulsionado pelo livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de autoria de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Nos últimos 10 anos o Inbound Marketing se tornou uma ferramenta indispensável. Cada vez mais empresas aderem ao método, conquistando mais clientes, gerando mais vendas e reforçando a autoridade diante do mercado e da audiência.

O termo Inbound Marketing pode ser traduzido como “marketing de atração”. Ele se difere do o marketing tradicional por sua abordagem. No inbound a empresa é procurada pelo cliente, em razão de um conteúdo oferecido.
Sendo assim, para implementar uma estratégia de Outbound Marketing a sua empresa deverá realizar ações com o intuito de atrair o potencial cliente. Essas ações normalmente são feitas em blogs, redes sociais e sites, mas também podem ser em podcasts, vídeos, entre muitas outras.

Todo conteúdo produzido pela sua empresa deve ter como intuito trabalhar o relacionamento com as pessoas localizadas em todas as fases do funil de forma a educar (nutrir) a audiência e os potenciais clientes.

O que é outbound marketing?

Já o outbound marketing pode ser considerado também como o marketing clássico. Se trata de uma estratégia de prospecção ativa, portanto, a empresa irá entrar em contato com o cliente e oferecer produtos e serviços.
Enquanto no inbound a sua empresa desenvolve mecanismos para atrair os potenciais clientes, no outbound a empresa irá identificar o perfil e as dores dos potenciais clientes e criar abordagens para sanar estes problemas.

Sendo assim, o conceito de Outbound marketing é: um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal. Esse cliente ideal é definido por um conjunto de parâmetros relacionados com às características do consumidor que se adapta melhor à solução oferecida.

Portanto, são estratégias de outbound:

  • E-mail marketing;
  • Landing Pages;
  • Propagandas / banners / outdoors.

Podemos concluir que as duas estratégias são complementares, pois criam um sistema de integração entre cliente e marca.
Então, muitas empresas investem em inbound marketing para despertar a atenção do cliente, por meio de postagens em redes sociais e e-books. Depois, colocam em prática um ação de outbound, enviando cartas de vendas para clientes já nutridos.
A união das duas estratégias aumenta o número de conversões, pois, normalmente, uma ação de outbound marketing é custosa, sendo assim, se torna viável utilizá-la apenas em clientes já nutridos.

Funil de vendas no Excel: como preencher um funil usando uma planilha

Se você deseja aumentar os resultados das suas vendas, então precisa colocar o funil de vendas em ação. Sua utilização é simples, porém bastante eficaz e traz ótimos resultados para a empresa.
Uma planilha funil de vendas no Excel é excelente para organizar as informações, visualizar os resultados e diagnosticar gargalos. Comece suas estratégias de nutrição de leads hoje. Transforme meros visitantes em compradores assíduos da sua marca.

Como usar os 4ps do Marketing

Os 4 ps do marketing vêm do conceito que resume os quatro pilares fundamentais para uma estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.
Segundo a teoria, esses conceitos devem ser considerados no momento do planejamento estratégico para as ações de marketing. Utilizando os 4ps do marketing a empresa pode atingir seus objetivos de divulgação, vendas, construção e fortalecimento da marca. Por essa razão eles são considerados pilares e fazem parte da rotina da equipe de marketing de toda organização. No marketing digital foi aplicado o conceito dos 8P’s, adicionando pessoas, processos, posicionamento e performance à teoria dos 4P’s do marketing tradicional.

banner curso funil de vendas

Aumente as suas vendas agora mesmo

Vender é muito mais do que oferecer um bom produto, é preciso ter a estratégia correta, no momento apropriado. Conhecendo em detalhes o funil de vendas você será capaz de remodelar suas abordagens comerciais e atingir muito mais resultados.
O funil de vendas pode ser utilizado por todas as empresas, independente do tamanho ou setor de atuação. Faça parte do grupo de pessoas que aplicam o funil de vendas diariamente e veja suas conversões crescerem.

Invista em uma estratégia que vai impulsionar os seus clientes dentro da jornada de compra.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top