skip to Main Content

O que são startups: Veja exemplos de empresas e se inspire para inovar

O que são Startups? São empresas de grande agilidade e adaptabilidades. Responsáveis por inúmeras transformações no mercado moderno, elas mudaram as regras de muitos setores e certamente possuem histórias inspiradoras.

Impulsionadas pelos lançamentos em tecnologia, sobretudo nos últimos 20 anos, as startups são empresas gerenciadas por mentalidade jovem e criativa. Sendo assim, seus gestores e gerentes são aficcionados em tecnologias e novas maneiras de atuar no mercado.
Trazemos informações sobre Startups para te apoiar na transformação do conhecimento em resultados para seu negócio.

O que são startups?

Startup é uma empresa de tecnologia digital posicionada em uma etapa inicial do modelo de negócio, com grande potencial de crescimento, impulsionada operações internas rápidas e eficientes, esse é o significado real do termo, utilizado hoje no mercado do empreendedorismo.

As principais características de uma Startup são:

  • Inovação;
  • Pouca (ou nenhuma) burocracia;
  • Escalabilidade;
  • Custos baixos de operação;
  • Equipes enxutas;
  • Uso intenso de tecnologias;
  • Grande manobrabilidade.

Como funciona uma Startup?

Diferente das pequenas e médias empresas, que atingem o mercado depois de investirem uma certa quantia em recursos, e que geralmente passam por um processo maior de maturação financeira. As startups seguem o caminho oposto, elas entram no mercado com grande necessidade de capital e fazem uso intenso das tecnologias digitais para alcançar o crescimento e encontrar financiamento.
Por esse motivo, é muito comum que uma Startup inicie processos de financiamento coletivo ao mesmo tempo em inicia as operações. Sendo assim, uma startup, literalmente, planeja o próximo passo na medida em que as dificuldades vão aparecendo.

banner canvas modelo de negócio


Diferença entre Startup e Fintech

Uma fintech é uma startup com foco em oferecer tecnologia por meio de produtos e serviços financeiros inovadores. O nome fintech surgiu da união entre as palavras palavras: financeiro + tecnologia = fintech.

As fintechs utilizam a tecnologia financeira para reduzir custos e simplificar processos. O que resulta em serviços online eficientes, com custos menores em relação aos sistemas tradicionais.
Toda fintech tem o objetivo criar serviços financeiros fáceis de contratar, com preço justos e acessíveis a um grande número de pessoas.

Pela sua qualidade de Startup, a fintech também mantém todas as características de desenvolvimento e comunicação jovem. Contudo, uma fintech também lida com desafios e objetivos específicos do segmento segmento financeiro, alguns são:

  • Assumir a vanguarda dos serviços financeiros;
  • Trazer valor para serviços financeiros atuais;
  • Aumentar a eficiência dos serviços financeiros;
  • Aumentar a transparência na oferta financeira;
  • Aumentar o número de acessos aos serviços financeiros.

Todas essas soluções desenvolvidas pelas fintechs só são possíveis graças à tecnologia. Por esse motivo as fintechs estão revolucionado o mundo financeiro. Essas empresas inovadoras estão envolvidas em serviços, como:

  • Bancos digitais;
  • Pagamentos e cobranças com o uso dos smartphones e dispositivos móveis;
  • Gestão Financeira Empresarial;
  • Gestão Financeira Pessoal;
  • Empréstimos;
  • Investimento e Trading;
  • Criptomoedas;
  • Crowdfunding;
  • Seguros.

Exemplos de Fintechs

O banco digital Nubank, a plataforma Bidu, o aplicativo financeiro GuiaBolso, o sistema de automatização para notas fiscais NFe.io são os exeplos de fintechs brasileiras de maior sucesso.

Tipos de Startups

Startups são divididas em 6 tipos distintos, além da chamada Startup unicórnio (que na verdade se trata de um Status, não um tipo separado. Portanto, todos os tipos também podem ser uma Startup unicórnio).

Os tipos são:

  • Scalabre Startups: empresas que possuem um modelo de negócios replicável em longa escada, com alto potencial para crescimento.
  • Large company Startups: são grandes, robustas e com até alto tempo de mercado, mas inovadoras em suas áreas e se adaptam com facilidade aos novos contextos.
  • Small business Startups: iniciantes, mas que não tem como finalidade principal o crescimento, buscam uma estabilidade em formato menor.
  • Buyable Startups: empresas focadas em desenvolver uma grande idéia para, quem sabe, serem compradas por outras gigantes do mercado.
  • Lifestyle Startups: empresas movidas pelos sonhos dos idealizadores. Esse tipo de startup é muito influenciada pela personalidade do criador.
  • Social Startups: empresas voltadas para causas sociais. Têm como principal objetivo mudar o mundo, corrigir desigualdades ou lutar em nome da preservação da natureza.

O que é uma Startup Unicórnio

Pela sua definição, são empresas valorizadas em mais de 1 bilhão de dólares antes da abertura de capital na bolsa de valores. Ou seja, são as Startups que atingem esse patamar bilionário, antes de entrarem na bolsa em busca de acionistas.
Essa descrição é usada por conta da raridade com que esse patamar é atingido. Ou seja, uma empresa atingir o nível de 1 bilhão, sem sequer estar na Bolsa, é tão raro quanto encontrar um unicórnio.

Essas empresas obtiveram grande sucesso em seus negócios emergentes no mercado, portanto, os unicórnios são as empresas que enfrentaram os desafios, sobreviveram aos obstáculos e alcançaram o tão sonhado décimo dígito.
As fintechs estão entre as maiores e melhores Startups do mundo, graças às suas altas capacidades tecnológicas.

Conheça 3 Exemplos de Startups brasileiras de sucesso

No Brasil nós podemos citar 3 Startups que se destacam no cenário, todas elas consideradas startups unicórnios.

Ifood
Nascida em 2011, a empresa é líder no ramo de entrega de alimentos. Sua plataforma centralizadora de pedidos de delivery mudou as relações de trabalho nacionais.

Nubank
O Nubank é uma Fintech e toda fintech também é uma Startup. Então, essa Startup nacional é inovadora em serviços financeiros, sendo uma das primeiras no ramo aqui no Brasil. A sua oferta de cartões de crédito e banco digital estão entre os principais serviços. Graças ao crescimento acelerado atingiu a categoria de unicórnio em 2013.

Stone
Empresa desenvolvida para facilitar os meios de pagamentos com utilização das maquininhas de débito e crédito. A Stone também fez automação dos pontos para os vendedores, em parceria com empresas como a Pagar.me, mundipagg, e capta. Inaugurada em 2012, atingiu o patamar de unicórnio em 2018.

Canvas modelo de negócios para Startups

Organização, isso é tudo o que uma Startup precisa para existir. Transforme a sua ideia em uma empresa agora mesmo, utilize o Canvas modelo de negócios para Startups e veja suas ideias se transformarem em um negócio rentável e moderno.

banner curso criando minha startup

Aprenda como criar a sua Startup

Esse é o momento para criar uma Startup, com as tecnologias disponíveis você pode começar hoje mesmo a desenhar a empresa que irá mudar a sua vida.
Começar uma Startup não requer talento especial, requer esforço e conhecimentos. Faça parte do grupo de pessoas que aprendeu como transformar sonhos em negócios. Transforme a forma como você enxerga o mercado e seja líder de uma empresa moderna e dinâmica.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top