skip to Main Content

Como fazer o Estudo de Viabilidade Econômica e financeira na empresa

O Estudo de Viabilidade Econômica Financeira existe para viabilizar projetos de negócios. Faça avaliações de aplicabilidade do negócio e obtenha projeções realistas frente ao mercado, aumentando a segurança de investimentos e novos empreendimentos.
Um estudo de viabilidade econômica auxilia a visualização das condições para que um novo produto, processo ou serviço se torne lucrativo. Com ele você vai elaborar estratégias para priorizar quais produtos devem ser lançados e também quais áreas têm maior potencial para cada segmento de cliente, por exemplo.

Veja o Estudo de Viabilidade Econômica e aplique este conhecimento na sua empresa!

Quais são as etapas do Estudo de Viabilidade Econômica

Antes de testar a viabilidade de um novo produto é necessário saber o grau de aceitação dos clientes. Portanto, o primeiro passo consiste em uma análise mercadológica, onde o ramo de atuação do produto ou serviço será diagnosticado. Essa análise tem por objetivo levantar informações como:

  • Previsão de receita.
  • Alcance.

Nessa etapa, será feito o estudo do segmento de clientes com a intenção de validar ou refutar hipóteses sobre o mercado. Esses dados são coletados por meio de perguntas feitas diretamente aos clientes.
Vale ressaltar que as perguntas consideram aspectos qualitativos e quantitativos, elas também costumam ser feitas em toda macrorregião onde se deseja implementar o negócio.

Então há um cruzamento de informações, as respostas são comparadas com a análise feita internamente pela empresa – por exemplo: os empresários avaliaram que pessoas de 18 a 30 anos seriam o público alvo do produto, mas os questionários apontaram que a preferência é de adultos acima de 32 anos.
Esta é a etapa da análise dos dados e visa determinar as características, as preferências, as necessidades e claro, as oportunidades do mercado consumidor, também é importante para se ter um conhecimento inicial sobre as ameaças de concorrentes.

viabilidade economica

As principais variáveis do estudo de viabilidade

Seu negócio vai concorrer com inúmeras aplicações financeiras. Então, para proteger sua empresa das flutuações do mercado é fundamental conhecer as principais variáveis financeiras usadas no Estudo de Viabilidade.
Com elas você poderá gerar documentos como o demonstrativo de resultado e o balanço patrimonial, requisitados por bancos para aprovação de financiamento, por exemplo.

Esses indicadores também são utilizados no estudo de viabilidade econômica e financeira para traçar cenários e planos de ação e na busca por equilibrar a previsão de receitas, previsão de receitas futuras e o retorno sobre capital, atraindo talentos do mercado e investidores.

Receitas e Despesas
Deve ser feita a projeção das despesas fixas e variáveis, assim como supor cenários otimistas e pessimistas da receita alcançável. Estes cálculos serão base para os demais, pois permitem a previsão de retorno dos investimentos iniciais.

Break Even Point (Ponto de equilíbrio)
É a quantia necessária para cobrir todos os custos da empresa, tanto fixos quanto variáveis. Falando de maneira popular, o ponto de equilíbrio é quando uma empresa “paga a si mesma”. Se ela faturar abaixo do ponto estará dando prejuízo, se faturar acima estará apresentando lucro.
Esse indicador está presente nos estudos de viabilidade e relaciona a quantidade de produtos e serviços que devem ser vendidos para que o empreendimento gere lucro. Veja abaixo o print da planilha de ponto de equilibro (break even point)

planilha estudo de viabilidade econômica

Capital de Giro
São os recursos mínimos para o funcionamento da empresa, contemplando a compra de matérias-primas ou mercadorias, o financiamento das vendas e o pagamento das despesas.
Essencial para o estudo de viabilidade econômica. O capital de giro precisa levar em consideração o investimento para o estoque inicial, somado ao caixa mínimo operacional. O cálculo é feito considerando prazos médios de vendas, compras, estoques e a necessidades básicas da empresa.

Payback
O custo de oportunidade, que é obtido dentro de um tempo específico, pode ser em meses ou anos. Esse será o prazo mínimo para que o lucro líquido se equipare ao valor investido. Portanto, para que o empreendimento recupere o investimento. Essa métrica é significativa sobretudo na busca por novos investidores.

VPL (Valor presente Líquido)
Determina qual valor os futuros pagamentos teriam hoje se descontados os juros e o custo inicial. Por exemplo: 1000 reais hoje aplicados hoje teriam um valor diferente em 5 anos.
A fórmula é: VPL = (Valor presente das entradas de caixa – investimento inicial). Então, se o VPL for superior a zero, a empresa terá um retorno maior do que seu custo de capital, e portanto, será rentável.

viabilidade economicaviabilidade economica

Qual é a importância do estudo de viabilidade econômica

O estudo de viabilidade econômica está ligado com o planejamento estratégico da equipe, ou seja, faz parte do plano de negócios e até mesmo do planejamento financeiro.
É por meio do estudo de viabilidade que a empresa tem condições de fazer uma análise de mercado, projetar os gastos mensais e elaborar uma previsão de receitas e despesas.

Quais são as principais ferramentas para colocar um estudo em ação

Clique aqui e acesse a Planilha de Estudo de Viabilidade Econômica, com ela você consegue descobrir se o seu projeto, se a sua ideia ou até mesmo uma obra é viável financeiramente.

Para o plano de negócios indicamos que você clique aqui e conheça a Planilha de Plano de Negócios em Excel. Mais do que simples tabela financeira, ela é uma planilha pronta Excel com todas as funções para que você execute o plano de negócios.

E você também pode ter uma previsão das receitas futuras com a Planilha de Controle Fluxo de Caixa, desenvolvida para que você consiga gerenciar as entradas e as saídas financeiras com muito mais facilidade.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top