skip to Main Content

Saiba como definir buyer persona e suas diferenças com o público alvo

Definir uma buyer persona faz parte de um processo complexo de análise. Neste post vamos falar o que é e como fazer para criar um perfil de buyer persona e quais são as suas vantagens em comparação ao público alvo.
Nós te apresentamos a informação. Você adquire o conhecimento e transforma em resultados para seu negócio.

O que é o buyer persona?

Trata-se de um perfil representando o cliente ideal, criado para auxiliar a sua empresa na compreensão dos LEAD’s que você precisa. Esse conceito surgiu no Inbound Marketing, mas rapidamente ganhou fama nas relações B2B e B2C, sendo muito usado nos projetos com o design thinking.

Diferente do público alvo (que lida com um recorte demográfico dos compradores) a buyer persona – como o nome sugere – personifica o seu cliente ideal. Dando para ele (ou ela), nome, cidade, estado, idade, faixa etária. Enfim, é uma personagem completa que representará o comprador perfeito da sua empresa.

Quais são as vantagens em desenvolver a buyer persona?

É possível aplica-la persona em diversas situações, por exemplo, uma persona para a equipe de marketing de conteúdo definir quais serão as publicações e postagens da empresa.
A persona descreve com detalhes o seu comprador ideal. Portanto, criando um norte que auxiliará todas as estratégias – sejam elas de vendas, de produção de conteúdo, etc .

Qual é a diferença entre público alvo e buyer persona?

Como apontamos neste artigo, o público alvo lida com um recorte amplo dos compradores de uma empresa. Por exemplo, são características do público alvo as seguintes qualidades:

  • Pessoas de classe média.
  • Acima dos 18 anos.
  • Com desejo de investir em um apartamento.
  • Que morem na cidade de São Paulo.
  • Podem ter filhos.

Por outro lado, na construção da buyer persona, a análise desenvolverá um resultado parecido com este modelo de persona pronta:

“Marcos, 38 anos, possui graduação em administração, pós graduação em análise de dados e trabalha em uma consultoria para novos negócios.
É casado, mora em um apartamento de um quarto, com a esposa, o filho de seis anos e tem um cachorro de pequeno porte.

Sua esposa está grávida e ele gostaria de se mudar para um imóvel com mais espaço e assim ter o conforto de mais um quarto para acomodar a criança que irá nascer.
A imobiliária irá apresentar propostas de financiamento de um apartamento ou casa que atendam às condições de crédito e requisitos como espaço, localização e comodidade que são importantes para a família de Marcos. “

Uma buyer persona realmente incorpora as informações presentes no público alvo e as transforma em uma personagem com características próprias.

banner buyer persona

 

Como criar uma buyer persona?

Antes de criar, você deverá separar todas as características de uma persona, aqui vão algumas delas (mas note que essas informações podem ser expandidas, caso façam sentido para a sua empresa):

  • Nome.
  • Idade.
  • Localização (moradia).
  • Formação.
  • Ocupação.
  • Hobbies.
  • Principais preocupações.
  • Principais objetivos.
  • Núcleo familiar (quantas pessoas vivem com a persona).

Como preencher a lista de informações do buyer persona?

Algumas empresas acreditam que o buyer persona é um “desejo” de comprador. Elas “imaginam” um cliente ideal e investem seus esforços e objetivos na conquista desse cliente.

buyer persona exemplo
Cliente Imobiliária – Exemplo de Buyer Persona


Seguindo essa estratégia suas chances de alcançar seus cliente diminuem muito, pois a buyer persona nasce das relações que a empresa já desenvolveu. Por meio de pesquisas e entrevistas vocês irão descobrir quem são os clientes que mais compram da sua empresa. Com essas informações já será possível começar o desenho da sua buyer persona.

Busque por padrões em sua carteira de clientes, ali está o cerne da sua buyer persona

Para desenvolver a sua persona você precisará encontrar padrões dentro do seu grupo de clientes. Quanto mais informações a sua empresa for capaz de coletar, mais fiel será a sua buyer persona de um modelo ideal de cliente.

Inicie o desenvolvimento de sua buyer persona com a organização das informações de marketing

Técnicas de desenvolvimento para buyers persona são utilizadas diariamente por empresas de consultoria e marketing, contudo, é possível desenvolver soluções práticas, sem a necessidade de investir em uma consultoria.
A dica é investir em ferramentas que facilitarão a organização das informações da sua empresa, como por exemplo os 4P’s do Marketing.

banner buyer persona

 

Planilha pronta em Excel para Mix de Marketing

Com uma planilha desenvolvida para trabalhar o Mix de Marketing da sua empresa você será capaz de trabalhar os pilares do seu negócio. Quesitos fundamentais antes de elaborar a buyer persona.

Planilha pronta em Excel com Metódo Canvas de Negócios

Você também pode investir em uma solução pronta para colocar em prática com o Método Canvas de Negócios. Ferramenta desenvolvida para avaliar modelos de negócios com base em informações objetivas.

Apresentação do Funil de Vendas em Power Point

Já a apresentação do Funil de Vendas em Power Point foi desenvolvida para auxiliar Diretores, Gerentes e Supervisores na apresentação dos resultados comerciais. Sobretudo nas reuniões regulares da empresa. Composta por 19 slides editáveis, cobrindo as principais funções do Funil de vendas.

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top