skip to Main Content

Veja os benefícios de usar as ferramentas da qualidade na sua empresa

As 7 ferramentas da qualidade são soluções testadas à exaustão no mercado. Elas servem aos mais variados propósitos e cada uma traz informações, estratégias e insights importantes para avaliação de desempenho dos diversos setores de uma organização.

Podem ser usadas tanto pelo setor de recursos humanos, quanto da produção, vendas, desenvolvimento, entre outros. Sua aplicação dependerá exclusivamente dos objetivos de cada empresa.
Uma ferramenta da qualidade leva o nome justamente por ser uma auxiliar. Assim como um bom marceneiro trabalhará muito melhor com ótimas ferramentas, os bons gestores utilizarão as ferramentas da qualidade na busca por resultados incríveis para suas corporações.

Queremos reforçar que essas ferramentas podem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos. Elas são úteis até mesmo para freelancers, autônomos ou profissionais liberais.
Otimize seu trabalho com as ferramentas da qualidade. Independente do tamanho da sua empresa, as diversas soluções se adaptam ao seu negócio, conheça estes recursos e melhore seus resultados.

Histograma

O Histograma é uma ferramenta gráfica para analisar a frequência com que determinados acontecimentos surgem em um processo. Também leva o nome de Gráfico de Distribuição de Frequências, o histograma representa de maneira visual a ocorrência de coisas como: número de falhas em um processo, erros de fabricação de um produto, etc. A representação é avaliada conforme uma linha do tempo.

Por exemplo, vamos imaginar que uma linha de montagem tenha fabricado 15 produtos com defeito ao longo do mês. Colocando em um histograma descobrimos que na primeira semana nenhum produto apresentou defeito, 3 produtos apareceram no final da segunda semana, 7 produtos tiveram defeito durante a terceira semana e mais 5 na quarta.
Ou seja, com essa análise podemos avaliar que o problema teve o seu pico na terceira semana, mas se continuar em declínio poderá indicar que já foi resolvido.

ferramentas da qualidade

Diagrama de Pareto

O Diagrama de Pareto é usado para identificar quais são os produtos, ou os serviços, que têm maior impacto da obtenção de resultados. Baseado no princípio de Pareto (Regra 80/20), esse diagrama atesta que cerca de 20% das ações (ou dos produtos) são responsáveis por perto de 80% dos resultados.

exemplo de gráfico de pareto - 7 ferramentas da qualidade
Exemplo de Gráfico de Pareto – Receitas


A curva ABC é baseada no diagrama de Pareto e se trata de um método de categorização e análise do estoque objetivando avaliar quais produtos possuem maior impacto no faturamento. Encontrando a relação entre custo de compra, venda e demanda é possível separar os produtos nas categorias: A: grande impacto, B: médio impacto, e C: Pequeno impacto por venda.

curva ABC exemplo - 7 ferramentas da qualidade
Exemplo de Curva ABC

Diagrama de Ishikawa

Também chamado de Diagrama Espinha de Peixe, o Diagrama Ishikawa é uma ferramenta importante na gestão da qualidade, pois é útil para identificar a raiz de muitos problemas.
Partindo de uma categoria macro em linha reta são relacionadas causas e consequência dentro dessa mesma categoria, o resultado é um gráfico muito parecido com uma espinha de peixe. Essa ferramenta é utilizada sobretudo em sessões de brainstorm para elaboração de soluções.

ferramenta diagrama de ishikawa exemplo - 7 ferramentas da qualidade
Exemplo de Diagrama de Ishikawa – Causa e Efeito

Carta de Controle

A Carta de Controle uma solução visual utilizada na gestão de processos. Sua utilização ajuda a demonstrar se um processo é estável ou consistente ao longo do tempo. Também auxilia na verificação da eficácia das mudanças necessárias para uma atividade.

Fluxograma de processos

O Fluxograma de Processos é muito utilizado hoje em dia por desenvolvedores de software, pela facilidade com que é lido.
Ele representa de forma visual quais são as etapas para um determinado processo, indicando o início, as decisões, os documentos necessários e até mesmo o fluxo contínuo e as repetições.

Diagrama de dispersão

O Diagrama de Dispersão é a disposição de duas ou mais variáveis em um gráfico cartesiano. Uma variável fica posicionada no eixo X e a outra no eixo Y, e entre elas são registrados os resultados.
Por exemplo, uma loja poderia mostrar as vendas em comparação com o investimento em marketing e assim determinar o encontro entre os dois valores.

Folha de Verificação

A Folha de Verificação é uma tabela, ou planilha, desenvolvida para facilitar o desenvolvimento de processos, a análise de dados ou a coleta de informações. Funciona de maneira similar ao conhecido Check-list.
De todo modo, na grande maioria das vezes, a Folha de Verificação é utilizada como uma coletora de informações, e não um check-list comum de processos. Muito utilizada, por exemplo, para facilitar o trabalho de colaboradores externos. Já que o seu preenchimento é, normalmente, feito por meio de vistos.

O colaborador então só precisará dar um visto nos elementos necessários. Por exemplo: um profissional que tem o objetivo de avaliar a existência de defeitos em uma instalação. Ele utiliza a Folha de Verificação com todos os quesitos do serviço: qualidade, pintura, peças soltas, etc. e dá um visto para os elementos que encontrar falhas.

ferramentas da qualidade

Ferramentas complementares

Acima apresentamos as 7 ferramentas essenciais para a gestão da qualidade de qualquer empresa. Entretanto, há mais 3 soluções complementares que são poderosas aliadas para os empreendedores modernos.

Kaizen 5S

Kaizen ferramenta 5S é a aplicação prática de uma filosofia fundamental para a retomada do Japão após a Segunda Guerra Mundial. Desenvolvida para implementar os chamados 5 Sensos essa ferramenta é importante para trazer melhora contínua e produção enxuta na empresa.

ferramenta 5s exemplo - 7 ferramentas da qualidade
5 Sensos do Método Kaizen


Ciclo PDCA + MASP

O Ciclo PDCA é uma ferramenta inteiramente dedicada à gestão de projetos. Sendo dividida em 4 etapas (1. Planejamento, 2. Implementação, 3. Checagem e 4. Atualização) esse ciclo é capaz de trazer melhora contínua e evolução gradual ao longo do tempo.
O MASP, por sua vez, é um processo aplicado em 8 etapas: 1. Identificação do problema, 2. Observação, 3. Análise, 4. Plano de ação, 5. Ação, 6. Verificação, 7. Padronização e 8. Conclusão.

O MASP, funciona como um complemento do ciclo PDCA, desmembrando algumas etapas do PDCA em processos menores. Podemos traçar uma relação da seguinte forma:

  • A etapa Planejamento em PDCA é divida no MASP em: Identificação, Observação, Análise e Plano de ação;
  • A etapa Implementação (fazer) em PDCA é representada no MASP pela Ação;
  • A etapa Checagem em PDCA é representada no MASP pela Verificação;
  • A etapa Ação em PDCA é dividida no MASP em: Padronização e Conclusão.

Essa separação das etapas macro do PDCA em processos menores auxilia a execução do planejamento.

etapas ciclo pdca
Fluxuograma com etapas do Ciclo PDCA


5W2H

Já uma planilha 5W2H é excelente para trazer respostas rápidas para questões ou projetos pontuais, aumentando a produtividade da empresa.
Respondendo apenas 7 perguntas simples é possível encontrar caminhos para a implementação de processos ou execução de tarefas.

exemplo 5w2h
Exemplo preenchido de 5W2H – Abertura de novo departamento

Baixe a Planilha de Gestão da Qualidade

Clique aqui e baixe a Planilha de Gestão da Qualidade e tenha em mãos todas as ferramentas da qualidade em uma única solução.

Ela conta com recursos de Matriz GUT, Análise FMEA, Diagrama de Ishikawa e Análise de Riscos. Desenvolvida em Excel, pode ser utilizada sem a instalação de outros programas ou a assinatura de serviços.
Prática, feita especialmente para agilizar os processos e facilitar a análise das informações, sempre em busca da qualidade total na sua empresa.

 

Nós da EvoluHub trabalhamos todos os dias para trazer conteúdos e ferramentas produtivas que facilitam a vida das pessoas em seus empreendimentos, independente da fase do negócio.
Aplique o que aprendeu e nos conte os resultados. Você aprende conosco e nós também aprendemos com as suas necessidades. Isso é sinal de inteligência.

Saiba mais sobre nós

Back To Top